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Secretário da Fazenda destaca superávit primário obtido pelo Estado em 2018

A obtenção de R$ 853 milhões de superávit primário pelo Governo do Estado no ano passado foi destacada pelo secretário da Fazenda, Décio Padilha, em audiência pública da Comissão de Finanças realizada nesta quarta (27). O gestor apresentou o Relatório de Gestão Fiscal do 3º Quadrimestre de 2018, que reúne os dados consolidados de todo o ano, conforme exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Durante a reunião, ele também pediu que os deputados atuem para uma reforma do pacto federativo que favoreça Pernambuco.

O superávit primário significa que o Estado gastou menos do que arrecadou, excluindo-se da conta as receitas e despesas com juros. Para o secretário, o resultado foi possível graças ao controle de gastos efetuado pelo Poder Executivo Estadual. “O Governo vem com uma política de muita austeridade nos últimos quatro anos. De 2017 para 2018, diminuímos em mais de R$ 200 milhões o custeio”, afirmou Padilha.

Levando em conta os juros, o superávit orçamentário de Pernambuco no ano passado foi de R$ 33 milhões. “Mesmo assim, conseguimos dotar quase R$ 600 milhões a mais do que é nossa obrigação constitucional na educação, assim como R$ 850 milhões a mais na saúde, enquanto muitos Estados estão tendo dificuldades para cumprir essas obrigações”, observou o gestor. “Além disso, tivemos muitos investimentos em segurança, que é um dos eixos do nosso governo.”

Em relação aos gastos com pessoal, o comprometimento da Receita Corrente Líquida caiu de 48,96% em 2017 para 47,94% em 2018. O limite máximo estabelecido pela LRF é de 49% – acima disso, a administração estadual pode ser impedida de receber repasses da União.

O secretário comemorou a redução, mas ressaltou que o alto gasto com pessoal ainda é necessário para obter resultados nas políticas públicas. “O Estado não produz material, ele presta serviço. Para isso, precisa de pessoas. Nós contratamos mais de 20 mil servidores na saúde, educação e segurança”, ressaltou Padilha. “Mas a nossa meta é diminuir para 47%, ao fim deste ano, e chegar a 46,2% em 2020”, informou.

Pacto federativo – Pernambuco também ficou dentro do teto de gastos do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF) – instrumento criado pela Lei Complementar Federal nº 156/2016 para alongar o pagamento e diminuir juros da dívida dos governos estaduais com a União. Pela regra, o Governo do Estado não pode ter despesas primárias correntes superiores às de 2017 (corrigidas pela inflação), o que significa um limite máximo de R$ 24,5 bilhões.

O nível de despesas observado foi de R$ 24,49 bilhões, inferior ao teto em R$ 9,66 milhões. “A maioria dos Estados brasileiros não conseguiu cumprir esse teto. E, de todos os que decretaram calamidade financeira em 2016, nenhum deles conseguiu sair dessa situação até agora”, apontou o secretário Décio Padilha.

Para ele, não se trata apenas de uma questão de má gestão, mas sim um problema do próprio pacto federativo. “Um exemplo é o caso do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2018, nós aportamos R$ 3,6 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão foi para os municípios. A União colocou apenas R$ 226 milhões. Na saúde, a participação federal só diminui há dez anos. É uma situação injusta, que precisa ser rediscutida”, argumentou.

A rediscussão do pacto federativo está na pauta da Comissão de Finanças, segundo o deputado Lucas Ramos (PSB), presidente do colegiado. O tema deverá será debatido no mês de março, em reunião conjunta com deputados federais e senadores pernambucanos. “Precisamos discutir esse modelo em que o Governo Federal fica com 68% de toda arrecadação e Estados e municípios, que são os entes públicos que prestam os serviços, apenas com o resto. Essa balança está desequilibrada, e a qualquer hora pode causar calamidade nas finanças, algo que Pernambuco conseguiu evitar”, considerou o parlamentar.


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