Home » Sem categoria » Paulo Câmara destaca valorização da saúde durante recepção aos 1.373 novos residentes no Estado

Paulo Câmara destaca valorização da saúde durante recepção aos 1.373 novos residentes no Estado

Em mais uma demonstração do compromisso permanente da gestão com o fortalecimento e valorização da Saúde em Pernambuco, o governador Paulo Câmara fez questão de recepcionar, nesta quinta-feira (28.02), os 1.373 novos residentes que irão atuar nas unidades da rede estadual de saúde. As vagas oferecidas no edital deste ano representam um aumento de 43% em relação ao ano de 2014, que contou com 932 residentes. A solenidade, realizada no Centro de Convenções, em Olinda, marca o primeiro contato desses profissionais com a gestão estadual e com os coordenadores dos programas de residência.

“A gente vem aqui hoje dar as boas-vindas aos novos residentes e desejar sucesso a todos. Eu não tenho dúvidas de que serão grandes profissionais, vão salvar muitas vidas e dar orgulho ao povo de Pernambuco. A saúde pública, junto com a segurança e a geração de emprego, tem sido um desafio de todos os governantes, e tem tido cada vez mais um olhar presente da população em cobranças justas para a melhoria desses serviços. Nós sabemos que podemos avançar, melhorar, com a capacidade de oferecer condições estruturais, condições de boas unidades. Esse é o nosso desafio permanente”, destacou o governador.

Paulo Câmara lembrou ainda os avanços no setor nos últimos anos. “Praticamente dobramos o número de leitos do Estado de 2007 até hoje. É só ver a quantidade de leitos de UTI que nós multiplicamos por cinco nos últimos 12 anos. Contratações que foram feitas, novas unidades que foram entregues, a exemplo dos três hospitais regionais metropolitanos, como o Hospital Mestre Vitalino, lá em Caruaru, e várias unidades, sejam as UPAs 24 horas, as UPAs Especialidades”, frisou o governador, defendendo que esse conjunto de ações deu condições para a saúde de Pernambuco melhorar e dar respostas mais rápidas aos anseios da população.

A residência médica e em outras áreas da saúde são modalidades de pós-graduação caracterizadas por ensino em serviço. O Estado possui 47 instituições credenciadas para ofertar os programas de residência, que podem durar até cinco anos. Do total de vagas oferecidas em 2019, 837 são de Residência Médica e 536 de Residência em Área Profissional de Saúde.

Anualmente, são investidos R$ 113 milhões nos programas de residência. Desse montante, R$ 81 milhões – quase 72% – são aportados diretamente pelo tesouro estadual. Apesar do corte de investimentos que o Governo Federal realizou na residência nos últimos dois anos, o Estado de Pernambuco assegurou não só a manutenção como a ampliação dos Programas de Residência. Apenas este ano já foram criadas 70 novas vagas.

“Para nós, cerimônias como essa demonstram o compromisso da gestão com o futuro de uma saúde pública melhor para o nosso Estado. Este ato reforça o investimento que Pernambuco tem feito na formação de especialistas, um dos maiores investimentos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil e o sexto maior investimento do país. Para nós, formar novos profissionais, novos especialistas, é suprir a população de Pernambuco, nos diversos rincões, das necessidades que ela tem no setor da saúde”, afirmou o secretário estadual de Saúde André Longo.

CONVOCAÇÃO DE PROFISSIONAIS – Além do incentivo e valorização dos programas de residência, que são o padrão ouro da formação profissional em saúde, o Governo de Pernambuco tem se empenhado para reforçar as escalas das unidades da rede estadual com profissionais efetivos. Desde 2015, o quantitativo de servidores públicos concursados convocados alcançou a marca de 6.673 profissionais. Desse total, são 843 médicos, 1.183 enfermeiros, 3.290 de técnicos de enfermagem, 333 de outras categorias técnicas e 1.024 de outros cargos de nível superior, como fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas. Esse incremento fez com que a gestão Paulo Câmara entrasse para a história da Saúde em Pernambuco com a maior contratação de profissionais concursados para a área.

O residente em clínica médica Jorge Carvalho, presidente da Associação Pernambucana dos Médicos Residentes, ressaltou a importância da recepção nesse processo inicial da residência. “Essa questão do acolhimento é muito importante. A gente acaba recebendo muitos residentes de outros Estados, e esse momento é essencial para que todos se sintam acolhidos e possam entender o que são as Corens, o que é a Cerem. Eles saem daqui direcionados para seus serviços, sabendo da importância dos residentes aqui na saúde de Pernambuco”, disse Jorge, que também é diretor da Associação Nacional de Médicos Residentes.

Participaram do evento os deputados estaduais Roberta Arraes (presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco), Lucas Ramos e Antônio Fernando; a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara; o secretário executivo da Casa Civil, José Maurício; o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mário Fernando Lins; a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Juliana Fraga; a vice-presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, Liana Medeiros; e Ana Célia Oliveira, que representou a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários