Em mais uma demonstração de seu compromisso e atenção com a “agenda do futuro”, o governador Paulo Câmara fez questão de receber, na manhã desta segunda-feira (25.02), no Palácio do Campo das Princesas, os 25 alunos-atletas aprovados no Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2019. Distribuídos em oito modalidades, os estudantes participarão de um intercâmbio educacional-esportivo de três meses no exterior, com embarque previsto para o segundo semestre deste ano. Na edição 2019, além do Canadá, o programa enviará atletas também aos Estados Unidos.
“Eles vão ter uma oportunidade diferente agora. Vão estar estudando, aprendendo uma nova língua, conhecendo uma nova cultura, um novo país e também se aperfeiçoando nas modalidades esportivas que praticam. Isso para a gente é muito importante. Eu sou cada vez mais um defensor de que a educação pública se faz com muita determinação, com melhoria da infraestrutura e com valorização dos professores, mas também com uma maior atratividade, e a cultura e o esporte são grandes atrativos da participação dos nossos alunos na comunidade escolar”, frisou o governador, que estava acompanhado da vice, Luciana Santos.
Ao todo, foram escolhidos atletas de oito modalidades, três a mais que em 2018; e a grande novidade é o tênis de mesa. Dos 25 contemplados, doze são competidores do atletismo, três do karatê, três da natação, dois da luta olímpica, dois do ciclismo, um de judô, um de badminton e um de tênis de mesa. São 13 municípios pernambucanos contemplados, um a mais que na edição passada, com destaque para as cidades sertanejas de Exu e Iguaracy, que enviarão representantes pela primeira vez.
Para o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio, a dedicação e esforço de cada estudante são fundamentais e fazem a diferença no aproveitamento do intercâmbio. “O nosso grande objetivo é efetivamente dar essa oportunidade de desenvolvimento aos estudantes, para que eles possam aperfeiçoar um segundo idioma e treinar em centros esportivos de altíssima performance”, afirmou.
A caruaruense Camilla Mirely, de 17 anos, foi uma das contempladas nesta edição. A estudante pratica o karatê desde os 12 anos, e já representou o Brasil em disputa internacional na modalidade. “Nunca imaginei viajar ou ter grandes experiências por causa do esporte, mas desde que comecei a praticar o karatê, mudou muita coisa na minha vida. Eu espero desenvolver bastante nesse intercâmbio não só o meu conhecimento da língua quanto o meu esporte”, declarou Camilla, que em 2018 conquistou o primeiro lugar no campeonato brasileiro da modalidade e a 4ª colocação no Campeonato Mundial Gymnasiade, no Marrocos.
EDUCAÇÃO INTEGRADA – Antes do encontro com os estudantes, o governador recebeu empresários e representantes da Unicef e da Neoenergia para um café da manhã, quando foram apresentadas as experiências do programa Educação Integrada, iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental ofertado pelas redes municipais de educação. O objetivo do encontro foi discutir novas parcerias na área, expandir e fortalecer iniciativas entre Estado e setor privado.
Atualmente, o programa atende 15 municípios do Estado, beneficiando mais de 70 mil crianças e adolescentes. A previsão do governo é atingir 80 municípios até o final de 2022. Para este ano, a expectativa é firmar parceria com mais 15 cidades. Lançada em 2016, a iniciativa prevê ações de apoio pedagógico, distribuição de kits e qualificação de ambientes, fortalecimento das ações de alfabetização e a implantação de uma escola em tempo integral em cada município participante do programa. Outro eixo é a formação de professores e gestores escolares com o objetivo de capacitar e acompanhar professores e equipes de gestão para atualização qualificada em cada etapa de ensino. Atualmente, o programa atende 385 escolas municipais.