Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Qual a importância da brincadeira na vida da criança?

Que a brincadeira faz parte da vida da criança todo mundo sabe. Mas o que algumas pessoas desconhecem é o quanto a brincadeira ajuda no desenvolvimento dos pequenos.

Pois é, você sabia que a brincadeira não está relacionada apenas a diversão? Ela é compreendida como uma linguagem que ajuda a expressar sentimentos, reviver situações e conflitos diários, além de auxiliar no raciocínio, fantasia, criatividade, construção de estratégias, etc.

Durante o desenvolvimento infantil podemos perceber as seguintes etapas: de 0 a 2 anos, a criança desenvolve suas habilidades motoras e autonomia e apresenta mais interesse em descobrir o corpo e explorar objetos. Já dos 2 aos 7 anos, ela inicia o processo de construção e compreensão do simbólico a partir da inserção da fala e sente mais entusiasmo pelas atividades que envolvem ‘faz de conta’, fantoche, histórias e desenhos.  Após os 7 anos,
passa a entender as regras e é importante brincadeiras e jogos que desenvolvam a interação social, a empatia e a compreensão das regras.

É ao brincar que a criança treina suas habilidades sociais através de experiências de compartilhamento, comunicação, respeito pelo outro e cooperação. Esta é uma atividade que possibilita o encontro, por isso é importante que os responsáveis se disponibilizem à descobrir esse mundo lúdico com as crianças, de modo a valorizar muito mais a presença que o presente, o brinquedo em si. Hoje eu te convido papai, mamãe, vovô, vovó, a brincar com seus filhos e netos e entrarem em contato com a fantasia e a criatividade. Pensa sobre isso. E no
seu tempo… Vamos brincar?

Referências:

HENTZ, Rita Dambros; BONI, Luiza. Bricar é coisa séria: a infância e as suas formas de expressão. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1059.pdf. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

VIANA, Cássio Vinícius Afonso; IMBRIZI, Jaquelina Maria; JURDI, Andrea Perosa Saigh. NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL.Psicol. Soc.,  Belo Horizonte ,  v.
29,  e160002,    2017 .   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
71822017000100242&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19  de dezembro de  2018.

É brincando que se aprende: a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Disponível
em:http://novosalunos.com.br/e-brincando-que-se-aprende-a-importancia-do-brincar-para-o- desenvolvimento-infantil/>. Acesso em: 06 de janeiro de 2019.

Por: Janaína Maria Gomes Fonsêca Tolêdo (CRP/PE – 02/ 16 532) é Psicóloga, Pós-graduada em Saúde pública, saúde mental e dependência química, Terapêuta em EMDR. Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP e atualmente faz Mestrado em Hebiatria, área que aprofunda conhecimentos sobre a adolescência.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários