Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco por dois mandatos consecutivos, o deputado estadual Diogo Moraes, do PSB, lançou nesta semana seu nome para 1º vice-presidente da Mesa Diretora.
A intenção do parlamentar é continuar na gestão da Casa Legislativa ao lado do presidente Eriberto Medeiros, candidato único nas próximas eleições da mesa, previstas para o dia 1º de fevereiro de 2019.
Diogo já deu inicio as articulações com os colegas da casa.
Nas articulações, entre as ações como primeiro-secretário, Diogo Moraes apresenta-se como responsável por uma série de entregas importantes ao Legislativo Pernambucano.
Diogo conta que buscou aperfeiçoar a gestão da Casa e agora pretende continuar na Mesa Diretora para dar prosseguimento ao trabalho administrativo junto aos demais parlamentares eleitos.
“Para mim será uma grande honra permanecer na mesa diretora para continuar desenvolvendo este trabalho administrativo que me conquistou. É através dele que alcançamos importantes melhorias para a Alepe, e neste sentido, não poderia deixar de citar o saudoso Guilherme Uchoa, que muito nos ensinou. Em razão desta vontade de continuar em busca do fortalecimento da Assembleia Legislativa de Pernambuco, estarei na disputa para o cargo de 1º vice-presidente, na certeza de contar com o apoio dos parlamentares que já me conhecem e daqueles que estarão assumindo seus mandatos a partir de fevereiro”, disse Diogo Moraes.
Segundo o parlamentar, a próxima gestão ao lado do atual presidente, Eriberto Medeiros, deve ser de grandes projetos.
Eriberto Medeiros contou apoio do primeiro-secretário durante os debates internos que ocorreram para escolha do parlamentar que cumpriria o mandato tampão de presidente, após o falecimento de Guilherme Uchoa, em julho de 2018.
Para Diogo Moraes, a escolha de Medeiros para o cargo foi uma decisão acertada e de bom senso dos parlamentares, já que ele tem conduzido os trabalhos com seriedade e compromisso.
Diogo Moraes, aos 38 anos, assume o terceiro mandato na Alepe. Ele foi reeleito com mais de 50 mil votos nas eleições de 2018. É conhecido no Agreste Pernambucano, com a bandeira da interiorização do desenvolvimento, em especial do Polo de Confecções do Agreste, além de sua recente entrada em municípios sertanejos.
Balanço da primeira-Secretaria
Segundo o deputado, na primeira-secretaria, a sua gestão buscou a valorização humana, com diálogo com os servidores.
“Essa aproximação possibilitou realizar melhorias como a Progressão no Plano de Cargos e Carreiras, que trouxe reajustes salariais aos colaboradores. Este era um pleito muito antigo que conseguimos solucionar. Tivemos ainda grandes iniciativas como o lançamento do Portal da Transparência da Alepe, a retomada das obras do novo Plenário Miguel Arraes de Alencar, um dos mais modernos do país, bem como as obras do edifício administrativo (o edf Senador Nilo Coelho), entregue em 2018, que possibilitou economia de alugueis e reuniu todos os setores em um só espaço”, cita Diogo Moraes.
Na área de infraestrutura, o deputado apresentou o projeto de restauração do Museu Palácio Joaquim Nabuco, antiga sede do legislativo.
“Com a entrega do Edifício Miguel Arraes, demos inicio a ideia de transformar o Museu Palácio Joaquim Nabuco, que guarda os 183 anos de história e legado do legislativo pernambucano, em um grande equipamento cultural por meio de uma restauração. Nosso projeto já se encontra aprovado pelo Ministério da Cultura e estamos em fase de captação de parceiros para a realização desta grande intervenção que só tem a enriquecer Pernambuco, atraindo moradores e turistas para conhecer essa rica história”, disse.