Home » Coluna do Finfa » Coluna do Finfa

Coluna do Finfa

Triunfo terá casa do Careta – O Careta personagem tradicional do carnaval de Triunfo e Pernambuco terá uma casa/museu em Triunfo. A obra de reforma do prédio da antiga salgadeira localizado no alto da Boa Vista para abrigar a casa/museu do careta foi iniciada em dezembro de 2017 e já se encontra nos detalhes finais, devendo o novo equipamento turístico ser inaugurado durante o carnaval de 2019. O projeto é do arquiteto triunfense Rochael Melo e segundo o Gerente de cultura da Prefeitura de Triunfo Maestro Lucivaldo terá um acervo bastante rico da história e da evolução dos caretas de Triunfo ao longo dos anos inspirado em pesquisa da historiadora Diana Rodrigues que explica que o careta surgiu em 1917. “Tudo começou quando um Matheus, personagem de um grupo de reisado, daqui do Sítio Lages, ficou bêbado antes de uma apresentação e por isso foi expulso. Com raiva, ele saiu fantasiado pelas ruas da cidade, fazendo barulho e assim sem querer inaugurou a brincadeira”.
Para o Prefeito João Batista a casa do careta além de se tornar uma nova atração turística para Triunfo, também representará uma oportunidade de geração de renda para a próprio comunidade do alto, pois também teremos a produção e venda no local de artesanato e indumentárias relacionados ao careta de Triunfo.

Participou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, participou na noite de ontem (16), da apresentação do Coral Mãos que Falam, da cidade de Princesa Isabel-PB,dentro da programação natalina, que o Governo Municipal está realizando através da Secretaria de Bem Estar Social,através da secretária Renata Santana e equipe. “Foi um momento marcante e que nos deixa extremamente feliz, por ver um número tão grande de jovens se dedicando de uma forma tão singela na promoção do entretenimento, através do teatro – fruto de um trabalho conjunto, incentivado por minha esposa Lucila, direcionado por nossa Secretária de Bem Estar Social, Renata Santana e evidentemente com o apoio condicional do nosso Governo,aproveitando para darmos oportunidades aos nosso jovens de mostrarem o seu talento”,disse o prefeito.

Foi comemorar – O ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães, foi à casa do atual Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Andrade, comemorar a eleição do vereador Rogaciano Jorge.Segundo uma fonte, o ex-prefeito só assumiu a preferência,pro Rogaciano, após a eleição.

Assinou – Luciano Duque, prefeito de Serra Talhada, assinou na última sexta-eira (14), a a Ordem de Serviço para a pavimentação de mais três ruas no bairro CAGEP. As ruas: da Serra, Prof. Josué de Castro e Projetada 1 (rua da creche), que serão calçadas e vão beneficiar diversas famílias da comunidade.

Frase“A gente tem buscado, nesses tempos difíceis, ampliar os serviços e esse equipamento é muito importante para o avanço da saúde no interior de Pernambuco. São trinta leitos que vão permitir um atendimento humanizado às pessoas que precisam de tratamento e atenção especial”.(Governador Paulo Câmara, na inauguração da Unidade de Oncologia do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru).

Prestigiou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, participou da 11ª edição do Aluno Nota Dez. O evento aconteceu, no último sábado (15), na Escola Antônio Piancó Sobrinho e premiou com um tablet os 15 melhores alunos da Rede Municipal de Ensino. Também foram entregues os certificados da olimpíada de Astronomia (110 alunos), de Matemática (02 alunos) e medalha. “Este prêmio foi criado na nossa primeira gestão e foi dada continuidade na gestão do ex-prefeito Arquimedes Machado, quero parabenizar a nossa secretária de Educação, Luciana Paulino, pelo belo trabalho que vem mostrando em nosso município”,finalizou Adelmo.

Ingazeira – O Governo Municipal de Ingazeira-PE, através da Secretaria de Saúde, realizou o Grupo de Hiperdia, com equipe da UBS-I,e a participação do NASF. Foi criado no Sítio Caiçara, uma oficina para a confecção dos Cartões Natalinos, além de atendimentos de enfermagem, Puericultura, Entrega de resultado dos Citológicos, Realização de Teste Rápido: HIV/Sífilis/ Hepatite B e C, Entrega de medicação, Renovação de Receitas, no final foi oferecido um lanche.

Na Comissão – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, foi escolhido para participar da Comissão Eleitoral, que vai coordenar a eleição da nova Diretoria da Amupe, ao lado dos prefeitos, Marivaldo Andrade (Jaqueira) e Maria Sebastiana(João Alfredo).

Orçamento 2019 – Deputados e senadores devem votar nesta semana a proposta orçamentário de 2019 para a União. Será o primeiro Orçamento da gestão do presidente eleito, Jair Bolsonaro.O texto, que detalha as receitas e despesas federais, precisa ser analisado no plenário do Congresso antes de seguir para a sanção presidencial.

Você sabia – Que este blogueiro foi informado, por uma fonte palaciana, que o Governador Paulo Câmara, só vai anunciar seu secretariado, após a reforma ser aprovada pela Alepe, que deverá acontecer esta semana.

Perguntar não ofende – A oposição da cidade de Solidão, acabou depois da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores?


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments