Home » Sem categoria » Palestra sobre classificação linear de vacas leiteiras na Estação de São Bento do Una

Palestra sobre classificação linear de vacas leiteiras na Estação de São Bento do Una

Produtores de leite e técnicos participaram de palestra sobre classificação linear de vacas leiteiras na Estação Experimental de São Bento do Una, do Instituto Agronômico de Pernambuco, na terça-feira (09). A palestra foi ministrada por Pedro Guimarães, médico veterinário ,e superintendente adjunto do serviço de registro genealógico da Associação Paranaense de Criadores de Gado Holandês.

A classificação linear tem como objetivo avaliar a morfologia da vaca leiteira e com isso a funcionalidade. São atribuídas pontuações numa escala de 1 a 9 para as principais características de: garupa, pernas/pés, sistema mamário e força leiteira. A pontuação máxima é 97 pontos. Sendo ainda classificadas em: Bom, Muito Boa e Excelente.

A vaca, a ser avaliada, deverá estar em lactação, pois o sistema mamário responde por 40% da pontuação. Na oportunidade, os rebanhos do rebanho Holandês do IPA foram classificadas obtendo uma pontuação média de 82 pontos e classificação B+. O IPA ainda teve uma vaca classificada com Excelente 91 pontos, o a IPA Fogaça Atwood F-47, sendo a primeira vaca Holandesa de linhagem IPA a obter essa classificação.

A classificação linear constituem uma importante ferramenta de melhoramento, pois nos possibilita selecionar os melhores animais leiteiros e ainda identificar os principais pontos a serem corrigidos no rebanho.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários