Um governo mais conectado com um dos ativos mais importantes de Pernambuco nas áreas de inovação e tecnologia: o Porto Digital. Na manhã desta segunda-feira (1º), o candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), apresentou propostas para o segmento, durante sabatina com representantes do setor de tecnologia do Estado, no Bairro do Recife. Entre elas, a criação de mecanismos que direcionem a administração pública a ser mais simples, direta e desburocratizada.
“O governo é pré-analógico. O Porto Digital e as novas tecnologias vão assumir um protagonismo no nosso governo em duas dimensões: a de contribuir para que o governo estadual se transforme num governo de plataforma digital e no fomento ao empreendedorismo e à adoção do que há de mais eficiente no ambiente da inovação”, afirmou Armando.
Por parte do Porto Digital, participaram do evento o presidente do Conselho de Administração, Sílvio Meira, o diretor de Inovação, Guilherme Calheiros, o diretor-executivo, Leonardo Guimarães, e o próximo presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena. Ainda estiveram presentes o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro), Ítalo Nogueira, e o presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados (Seprope), Gerino Xavier.
“O Porto Digital é o novo em Pernambuco. Essa inovação não pode ficar distante do governo. O custo presencial de um processo por pessoa é de R$ 40. No processo digital, cai para R$ 1,30. É um avanço possível, que pode também se integrar ao nosso sistema de saúde, que não usa a tecnologia como deveria. O desafio é fazer com que esse ecossistema de excelência transborde do seu local para a realidade e que a população se aproprie”, finalizou Armando.