Para uns, apenas passatempo. Para outros, razão de viver. Dedicar 58 anos da vida a colecionar coisas esquecidas ou descartadas faz parte do dia a dia de Ricardo Breno Rodrigues, 85 anos, que coleciona objetos como relógios, xícaras, imagens e cartões postais. Ele é dono de centenas de peças que lembram o passado e agora está se desfazendo devido a um problema de visão.
Uma delas é um bilhete postal enviado pelo Departamento dos Correios e Telégrafos durante a 1ª Semana de Trânsito do Recife, que aconteceu de 5 a 10 de maio de 1941. O bilhete alerta aos motoristas sobre ultrapassagem proibida. Foi justamente esse item que Ricardo Breno se desfez ao vender para o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, que adquiriu e imediatamente fez doação para o Memorial José Moreira, localizado na sede do Órgão de trânsito.
O professor Maurício Pina foi quem fez a intermediação entre o Presidente da Autarquia e o colecionador. Ribeiro foi até a residência de Ricardo para adquirir o bilhete postal, que fazia parte de sua coleção.
“Acredito que cada objeto tem sua história e coleciona-los é um modo de vida, além de recordar algo que já vivi e preservar o passado para outras pessoas entenderem. Estou muito feliz que esse cartão tenha ficado em Pernambuco e, principalmente, no Órgão que representa o trânsito em nosso Estado, assim a população vai pode aprecia-lo”, concluiu Ricardo.