O uso de vagas prioritárias em estacionamentos para pessoas com deficiência ou idosos é um direito definido no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Com o objetivo de conscientizar sobre o uso correto das vagas prioritárias, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, acompanhados da Turma do Fom-Fom, realizaram no último sábado (22), sensibilizando os motoristas que frequentam o centro de compras do Shopping Camará, localizado na Rua Manoel Hónorato da Costa – Vila da Fábrica, Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. A ação, fruto de parceria entre o DETRAN-PE e a Prefeitura de Camaragibe, fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito – SNT 2018, que este ano tem como slogan “Nós somos o trânsito”.
No local, foi realizada conscientização, orientação e expedição, do Cartão para vagas especiais idosos e pré-cadastro para Pessoas com Deficiência (mobilidade reduzida permanente e temporária grávidas e em período de aleitamento), além de aplicação de “Multa Moral”, que funciona como uma alerta aos erros cometidos pelas pessoas que usam de forma indevida as vagas especiais, mostrando o erro que é não apenas moral, mas também legal. Ao se parecer com uma folha de talão de multa, a medida alerta os condutores que ao invés da multa educativa, poderia ser uma multa real.
“Queremos mostrar a sociedade que as vagas prioritárias é um direito garantido aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência e que cabe aos cidadãos respeitar o próximo. Acreditamos que a educação é o melhor caminho e assim estamos fazendo mais essa ação da SNT”, destaca o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro.