As Operações Rota de Fuga – ORF e Trânsito Seguro – OTS, desenvolvida pela Diretoria de Engenharia e Fiscalização do Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, tem como foco as infrações de uso do celular ao volante, falta de uso do cinto de segurança, inclusive no banco de traz, e excesso de velocidade. Quem comete essas infrações corre o mesmo risco de acidente que aqueles que misturam álcool e direção.
Durante o mês de julho ao agentes de trânsito abordaram no Recife, Região Metropolitana – RMR e nas cidades Gravatá, Bezerros, Caruaru, STA Cruz do Capibaribe, Limoeiro, Goiana, Paudalho, Carpina e nas praias de Itamaracá, Porto de Galinhas e Tamandaré 4.377 veículos, desses 2.067 foram motos, aplicando 1.241 notificações. A operação computou, também, 1.856 testes de alcoolemia, resultando 7 constatações e 3 crimes quando o teste da acima de 0,33mg/l os condutores foram autuados e encaminhados para a delegacia 140 veículos foram removidos para o depósito do DETRAN-PE.
Segundo Charles Ribeiro, Diretor Presidente do DETRAN-PE, a Autarquia de Trânsito, vêm investindo em tecnologias para a fiscalização como o auto eletrônico de infração (talão eletrônico), unidades móveis (veículos dotados de câmeras que fotografam as placas dos veículos, identificando se os veículos possuem débitos ou suspeita de clonagem e roubo), além de da verificação de documentos dos veículos e condutores. Ação que inibi fraudes e roubos de veículos.
O DETRAN, além de suas operações de rotina, participa da Operação Octopus, desenvolvida com a Polícia Militar de Pernambuco que tem como foco a segurança do cidadão.