Socioeducandos do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), participaram de uma palestra em alusão aos 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrados nesta sexta-feira (13). Promovido pela Prefeitura do Recife na sala de multimídia do Cenip, o momento beneficiou 21 adolescentes e foi considerado positivo por proporcionar a discussão sobre perspectivas de construção de uma nova história de vida.
O convidado para palestrar foi o advogado Alexandre Nápoles, da Gerência de Atenção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. A palestra focou no projeto de vida e não só nas leis, pois a intenção foi aproximar a discussão da linguagem dos adolescentes e motivá-los.
Para Nápoles, a oportunidade de palestrar para os socioeducandos foi bastante enriquecedora. “A experiência foi inovadora, pois tratar de projeto de vida com adolescentes em situação de internação provisória não é fácil, mas eles interagiram e contaram sobre seus sonhos e puderam refletir sobre o que almejam para o futuro”, declarou.
De acordo com a coordenadora técnica do Cenip Recife, Cristyane Galindo, a palestra foi de suma importância para a construção da autoestima dos socioeducandos. “Falar sobre o ECA era falar sobre a construção de uma nova vida. Foi um momento motivacional, a importância de eles enxergarem a história deles, pensar o que querem para o futuro. Eles participaram bastante, alguns falaram dos projetos que tinham, ser jogadores de futebol, do que eles seriam capazes, buscar meios de conseguir aquilo”, disse.