Home » Sem categoria » Socioeducandos terminam curso na UFPE e já saem com ferramentas para uso em instalações elétricas

Socioeducandos terminam curso na UFPE e já saem com ferramentas para uso em instalações elétricas

Dez socioeducandos foram beneficiados pelos primeiros frutos de uma parceria inédita entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Eles concluíram o curso Instalações Elétricas Residenciais e Noções de Gestão de Pequenos Empreendimentos, promovido pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (NIES) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPE) em conjunto com o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG/UFPE). E o pontapé inicial para a mudança de vida dos alunos não parou por aí: cada um ganhou uma caixa de ferramentas para pôr em prática o que aprendeu quando deixar o sistema socioeducativo. O material foi doado por membros da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Recife.

A entrega dos certificados de conclusão foi feita durante um evento realizado no auditório do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) do CCSA, com a participação da presidente da Funase, Nadja Alencar, do coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da instituição, Normando Albuquerque, do coordenador geral do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão, Mozat Lourenço, e do coordenador do NIES, professor André Marques. Oito internos do Case Jaboatão e duas adolescentes do Case Santa Luzia concluíram a primeira turma.

O professor André Marques lembrou que só foi possível desenvolver essa ação por meio do esforço de outras pessoas da universidade, como os professores Frederico Nunes e Flávio Miranda, destacando que os resultados foram positivos e que a UFPE está disposta a fazer novas aproximações com a Funase de modo a estender o leque de cursos ofertados pela parceria. “Que a gente não fique só nos cursos de Eletricidade. Temos 2,5 mil professores e 43 mil alunos na instituição. Há, portanto, espaço para realizar mais ações que possam beneficiar outras pessoas e ajudar vocês a se colocarem numa situação diferente, perto de suas famílias e com um emprego remunerado”, disse aos formandos.

Já a doação das caixas de ferramentas foi articulada pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase junto à paróquia, que se comprometeu a incentivar os participantes do curso. Dentro delas, há oito itens, como alicate, multímetro e aplicador de lacre, todos para manuseio de instalações elétricas. Também apoiaram a realização do curso a Paróquia Bom Pastor, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE e o Rotary Club do Recife – Largo da Paz. “Somos extremamente gratos pela acolhida desde o início, quando Ednaldo Silva, na época colaborador do Eixo Profissionalização, fez o primeiro contato com o professor André. O padre Fábio é outra pessoa fundamental no que estamos fazendo, sensibilizando e mobilizando seus paroquianos para essa causa. É uma oportunidade de mostrar aos socioeducandos a capacidade que eles, muitas vezes, não entendem que têm. Vocês têm que pensar para frente. Esse deve ser o grande propósito de vocês”, disse Normando Albuquerque aos adolescentes.

A presidente da Funase, Nadja Alencar, exaltou a parceria como um agente de transformação na vida dos adolescentes e jovens atendidos pela instituição. “O importante é a coragem de quem quer apostar, de quem quer inovar. São vários entes envolvidos para dar oportunidade aos socioeducandos e, por que não dizer, à Funase. A gente, como instituição, tem muita dificuldade em estabelecer algumas parcerias que beneficiem nossos adolescentes. Os que concluíram essa primeira turma são vencedores porque terminaram o que se propuseram a fazer”, afirmou.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários