Home » Sem categoria » Socioeducandos do Case Abreu e Lima obtêm certificados de cursos técnicos ofertados pelo Senai

Socioeducandos do Case Abreu e Lima obtêm certificados de cursos técnicos ofertados pelo Senai

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima foi cenário da conclusão de uma etapa importante na vida de 13 adolescentes que estão internados ou que ficaram até recentemente na unidade cumprindo medida socioeducativa de internação. Em uma cerimônia organizada no auditório do local, eles receberam certificados de participação em dois cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a instituição e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), intermediada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ). O momento, que contou com a participação de familiares dos jovens e da Banda Liberdade, composta por socioeducandos da unidade, foi marcado por discursos de incentivo e crença em novas perspectivas.

Os alunos concluíram os cursos de Eletricista Automotivo e Mecânico de Bicicleta e obtiveram certificados idênticos aos que o Senai concede a todos os seus outros formandos. A conclusão das turmas ocorre no segundo ano da parceria que viabilizou os cursos, formalizada no âmbito do Programa Novos Talentos, da SEMPETQ. Isso foi viável a partir de um convênio de destaque orçamentário por meio do qual a Funase repassou R$ 1 milhão à secretaria, em 2017, para que o projeto de qualificação profissional elaborado pela fundação fosse posto em prática. A iniciativa prevê a capacitação profissional de 568 socioeducandos dos Cases Cabo e Abreu e Lima.

“Um ano atrás, a Funase foi em busca de recursos junto ao governador Paulo Câmara para realizar o que está sendo finalizado aqui hoje como uma primeira parte, porque ainda haverá outras ações no segundo semestre. Foi uma aposta para dois anos e estamos buscando estendê-la. Queremos que mais jovens redesenhem a vida como vocês estão fazendo hoje. Saio daqui alimentada, porque acredito na socioeducação”, disse a presidente da Funase, Nadja Alencar, exaltando a equipe de coordenadores, técnicos e agentes socioeducativos do Case Abreu e Lima, além da parceria histórica com a Secretaria Estadual de Educação, também representada no evento, e, mais recentemente, com a SEMPETQ.

O coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, lembrou que a conquista dos socioeducandos é algo que premia todos que estão na torcida por eles. “Esses certificados que vocês conseguiram é um presente que vocês dão para a gente, para seus familiares, para todos os que acreditaram e investiram em vocês, para todos que acreditam que oferecer o atendimento socioeducativo leva a algum lugar. Vocês não perderam tempo, vocês ganharam. A gente ganha tempo quando constrói o futuro”, refletiu Normando. “Vocês agora são profissionais certificados pelo Senai, uma escola respeitada. E esse momento é apenas uma amostra do trabalho que a Funase vem desenvolvendo em suas unidades em todo o Estado”, endossou o coordenador geral do Case Abreu e Lima, Abinoan Barboza.

Além da cerimônia de certificação, o término do curso também foi marcado por uma visita guiada dos socioeducandos, na última sexta-feira (8), à Escola Técnica Senai Santo Amaro, no Recife. “Esse é apenas o começo para vocês. Na nossa escola, já estamos com dois jovens do Case Cabo que, depois de saírem da unidade, foram até lá com seus pais e conseguiram vagas conosco. Projetos como esse, se realizados cada vez mais, vão seguir mudando a realidade dos nossos jovens”, afirmou a diretora da Escola Técnica Senai Santo Amaro, Cristina Barbosa.

O gerente geral de Qualificação da SEMPETQ, Bruno Queiroz, que compareceu ao evento representando a secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Angella Mochel, exaltou a qualidade da parceria estabelecida. “Nada disso seria construído se vocês não acreditassem. Começamos essas ações no ano passado, contemplando o Cabo e Abreu e Lima, e teremos novas ações a partir de julho. Esperamos que vocês todos peguem essa oportunidade e digam: Isso é para mim. Não vou parar por aqui. A grande oportunidade de vocês crescerem é pela educação”, avaliou.

Dos 13 formandos, oito estiveram na cerimônia de certificação. O socioeducando J.V., 17 anos, foi um deles. Com o certificado de conclusão do curso de Eletricista Automotivo nas mãos, ele disse que a experiência começou a mudar a sua vida. “Isso vai me ajudar muito, quem sabe, até a trabalhar nessa área. Gostei do curso e gostei do professor. Foi tudo nota dez”, declarou o jovem, que, no evento, foi prestigiado pela avó, Gracileide Mendes. “Só tenho a agradecer por essa oportunidade que estão dando a ele e a todos. É uma chance de crescimento que não tem igual”, disse ela, emocionada.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários