O governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, estiveram, na última quinta-feira (14.06), no Sertão do Araripe, anunciando ações para ampliar a assistência à saúde para a população da região. Pela manhã, eles visitaram o Centro de Nefrologia do Hospital Santa Maria, em Araripina, que está sendo custeado pelo Governo do Estado. No período da tarde, o governador e o secretário estiveram em Ouricuri, onde anunciaram construção do bunker para instalação de tomógrafo do Hospital Regional de Ouricuri e o termo de compromisso para implantar os serviços de hemodiálise na UTI da unidade.
ARARIPINA – O Centro de Nefrologia do Hospital Santa Maria, em Araripina, está funcionando desde março e tem capacidade para atender 150 pacientes. Por ano, serão investidos pelo Governo de Pernambuco R$ 5 milhões para custear o serviço. Além disso, desde o início do Governo Paulo Câmara, em 2015, o Hospital Santa Maria implantou 62 leitos para usuários do Sistema Único de Saúde (SES) da região. Desses, 40 são de retaguarda para o Hospital Regional de Ouricuri, 6 de saúde mental e 16 para a maternidade. Só na maternidade, o número de partos saiu de 140 para 280 por mês.
“Desde 2015, o Governo do Estado tem trabalhado para qualificar a assistência para a população do Sertão do Araripe. Inauguramos a UPAE de Ouricuri, que tem ofertado consultas ambulatoriais com especialistas e trabalhado a reabilitação das crianças com microcefalia. Em Araripina, no Hospital Santa Maria, conveniamos leitos e agora estamos custeando a hemodiálise de 150 pacientes, qualificando e ampliando os serviços dessa unidade, que tem uma história de mais de 50 anos. Essas vitórias são essenciais para o Hospital e também para toda a população da região”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
OURICURI – À tarde, durante a inauguração do Complexo de Polícia Científica, em Ouricuri, o governador Paulo Câmara e o secretário Iran Costa anunciaram a autorização para construção do bunker para instalação de tomógrafo do Hospital Regional de Ouricuri e o termo de compromisso para implantar os serviços de hemodiálise na UTI da unidade. “Além de ter um impacto positivo no atendimento à população, os serviços irão evitar que os pacientes tenham que ser transferidos para outras regiões, assegurando todo o tratamento perto da residência do paciente”, destacou o secretário Iran Costa.
O novo tomógrafo beneficiará, principalmente, as vítimas de acidente de trânsito da região. Já a instalação de máquinas de hemodiálise na UTI Adulto será por meio de contrato com o Centro de Nefrologia de Araripina.