O Concurso Arraial do Meu Bairro, promovido pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, tem sido um grande sucesso de público e crítica, ao resgatar a verdadeira tradição do ciclo junino. O concurso já passou por quase todos os bairros da cidade, e chega ao seu final na noite desta sexta (15), com o arraial do Bairro São Braz, vencedor do concurso no ano passado.
Ontem à noite, foi a vez do bairro Brotas. Os moradores organizaram uma bela festa de São João, com ruas decoradas, mesas de comidas típicas e brincadeiras e adivinhações para todas as idades. O Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, acompanhou a festa ao lado do Secretário de Cultura e Esportes, Edygar Santos.
O bairro entrou no clima das festividades juninas e apresentou desde a tradição dos Bacamarteiros até a tradicional quadrilha matuta improvisada. Também teve a participação da Junina Explosão Jovem, da cidade de Tabira. E o arrasta pé ficou por conta de Paulo Márcio e banda.
“Estamos vivenciando durante essas duas semanas um verdadeiro show de tradição em Afogados, e isso nos dá uma alegria enorme ao ver a união dos moradores, a riqueza em detalhes dos arraiais. O ciclo junino em Afogados, assim como já é tradição no carnaval, vem se tornado um dos mais animados do Pajeú”, destacou o Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira.
No Borges, esta semana, a população também participou ativamente da festa, seja decorando as ruas, seja organizando o palhoção ou na preparação das mesas de comidas típicas do ciclo junino. Mais do que competir, o concurso estimula os moradores dos bairros a resgatarem as tradições do nosso São João, e a alegria em enfeitar as ruas e casas para celebrar os santos do mês.
A final do concurso será hoje, a partir das 19h, nas imediações da UBS Dr. Orisvaldo Inácio, no Bairro São Braz. “A disputa este ano está bastante acirrada, cada bairro se superando e fazendo uma festa melhor do que a outra. A decisão vai ficar nas mãos dos jurados,” afirmou Edygar. Os jurados este ano são o radialista e poeta Wellington Rocha, o artista e educador Luciano Pires, e a radialista Michele Martins.