Num estudo sobre as eleições de vários países, mostra um crescimento sustentado da antipolítica, seja com os candidatos vitoriosos, seja com o crescimento de candidatos e novas forças, seja pela sinalização das pesquisas.
Para o professor da Faculdade Getúlio Vargas, Claudio Couto, o sentimento favorece a subida de outsiders (não políticos) completos, como o extremista Jair Bolsonaro (PSC).
A antipolítica eleitoral e pré-eleitoral afirma a “morte” dos partidos políticos tradicionais e a necessidade da ascensão de nomes e movimentos, cuja principal bandeira é a rejeição aos partidos e aos políticos.
A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no domingo, 15 de abril, mostra claramente esse quadro e a força da antipolítica. Ou seja, a força das pré-candidaturas que se afirmam pela rejeição aos partidos e aos políticos. O populismo antipolítico de Lula tem o destaque de sempre. Mas quando outros nomes do PT que não podem ser incluídos na antipolítica são apresentados, estes, não chegam a 2%.
Com condenação de Lula, a pesquisa Datafolha oferece alternativas. Os dois primeiros nomes que se destacam e lideram as intenções de voto fazem parte do campo da antipolítica (rejeição a partidos, a políticos e até a política) independentemente de suas ideias. São eles Bolsonaro e Marina. E próximo a eles o ex-ministro do STF que capitaneou o julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa. Bolsonaro perde um pouco de fôlego na medida em que outros nomes da antipolítica são oferecidos.
Ciro Gomes faz parte deste bloco na pesquisa, e aparentemente como nome partidário. Mas, seu passeio por vários partidos em sua trajetória política mostra coisa diferente. Não é exatamente o partido que o caracteriza. Mas seu populismo retórico e virulento, que aproxima sua comunicação da de Bolsonaro. E assim é percebido pelos eleitores.
PREFEITURA DE SALGUEIRO: O que se comenta na Cidade é que o prefeito irá substituir quatro secretários, sendo os mais cotados para assumir, o empresário Ailton Souza (da Banda Limão com Mel) e a enfermeira Cidora (atual gestora da área da Dires), ambos nomes carregam a competência e o bom caráter na sua trajetória de vida.
EX-PRFEITO MARCONES LIBORIO: Conta os entendidos em políticas que o ex-prefeito assumirá o cargo que almejar no Governo do Estado, na região do Sertão Central, creio que devido sua carreira de médico o seu lugar é no comandado da DIRES.
CÂMARA DOS VEREADORES DE SALGUEIRO: Os edis, já respiram os ares eleitorais do biênio 2019/2020, tendo como candidato certo, no próximo pleito, os vereadores George Arraes e Antônio Pires.
CULTURA: Este ano a família Soares, uma das famílias mais tradicionais do Sertão, comemora os 100 anos do Chalé do Coronel Veremundo Soares, festa está programada para o dia 23 de junho.
CABROBÓ: O vereador João Pedro Novaes conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores o projeto de Ciclovia na Cidade, projeto este já promulgado pelo Prefeito.
Por: Otávio Maia