O trabalho de reconstrução da saúde de Itaíba iniciado em 2017, no primeiro ano da gestão da prefeita Regina Cunha (PTB), é mais uma vez reconhecido pela sua eficiência. Nesta terça-feira (03), a V Gerência Regional de Saúde (5ª Geres) divulgou o balanço de 2017 da Central de Regulação, com sede em Garanhuns, e o município ficou em 1º lugar na execução das consultas agendadas.
Segundo o Secretário de Saúde, Pedro Teotônio, o feito foi possível graças ao empenho de toda a equipe da secretaria e principalmente pela confiança e total apoio dado pela prefeita Regina Cunha no sentido de garantir as marcações e o transporte diário desses pacientes.
“Graças ao apoio incondicional da prefeita Regina, da dedicação de toda nossa equipe podemos comemorar esse feito, superando cidades maiores e garantindo atendimento médico a quase 90% da população que nos procura e agendamos”, ressaltou Pedro Teotônio.
Itaíba ficou à frente de outros 20 municípios que integram a V Geres, entre eles Garanhuns, Bom Conselho, Lajedo e Águas Belas. De 2.498 consultas disponíveis para o município, a Prefeitura de Itaíba conseguiu agendar 2.412 consultas, ou seja, 96,55% do total. Deste total agendado foram executadas 2.124 o que representa 88,02% das consultas. As faltas representaram 11% muitas vezes ocorridas por questões pessoais dos pacientes.
“Quando assumimos a prefeitura em janeiro do ano passado encontramos a saúde totalmente sucateada. Contratamos médicos, enfermeiros, investimos em medicamentos, ampliamos o atendimento e modernizamos a saúde por completo, garantindo ainda que nossa gente pudesse ter um atendimento mais especializado nas cidades mais bem equipadas e com profissionais que não dispomos. Esse resultado é fruto desse trabalho e ele vai continuar. Vamos avançar”, disse a prefeita Regina Cunha.
Em 2017, uma pesquisa administrativa realizada pelo Instituto Múltipla apontou uma aprovação de 86,5% ao trabalho da prefeita Regina Cunha na área da saúde. Só de Ótimo e Bom foram 70,9%. Nesta mesma pesquisa, o governo Regina teve uma aprovação de 84,1%.