No primeiro trimestre deste ano houve uma redução significativa, em torno de 54%, nos números de CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais) – Homicídios, em toda a área da AIS 20, com possibilidade de conquista do Prêmio de Defesa Social (PDS-1), pela maior redução percentual do Estado.
A AIS com sede em Afogados da Ingazeira, é composta por 12 (doze) municípios, dentre estes, 07 (sete) municípios não registraram qualquer ocorrência de homicídios neste primeiro trimestre, foram eles: São José do Egito, Ingazeira, Quixaba, Santa Terezinha, Solidão, Brejinho e Tuparetama.
Dos 05 (cinco) municípios restantes, mesmo havendo registro deste tipo de crime, houve redução de 50% em Afogados da Ingazeira e em Tabira. Itapetim e Carnaíba não reduziram, porém não aumentaram o índice. E o único município em que houve aumento de CVLI foi Iguaracy, com 01 (um) homicídio a mais.
A AIS-20 conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo Pacto Pela Vida (PPV) nos três meses consecutivos:
JANEIRO
Redução: -66%.
FEVEREIRO
Redução: -50%.
MARÇO
Redução: -33%.
Além da redução de homicídios, aumentou a produtividade de indicadores importantes: 23 (vinte e três) armas de fogo industriais apreendidas – aumento de 144%, 85 (oitenta e cinco) pontos de drogas (maconha, cocaína, crack) – aumento de 107%, 547 (quinhentas e quarenta e sete) Pessoas encaminhadas à DPC – aumento de 17%, 103 (cento e três) recolhimentos à Estabelecimento Prisional – aumento de 98%.