Home » Sem categoria » STJ nega habeas corpus preventivo por unanimidade e decide que Lula pode ser preso após segunda instância

STJ nega habeas corpus preventivo por unanimidade e decide que Lula pode ser preso após segunda instância

G1, Brasília

Por unanimidade (5 votos a 0), a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou em julgamento nesta terça-feira (6) a concessão de um habeas corpus preventivo pedido pela defesa para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo do julgamento foi decidir se o petista pode começar a cumprir pena de 12 anos e 1 mês de prisão determinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região depois de esgotados os recursos ao próprio TRF-4. Lula ainda tem recursos pendentes no TRF-4 e no STF (saiba em que pé estão esses recursos).

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).

Após proferir a sentença condenatória, os desembargadores do TRF-4 determinaram a prisão logo após a conclusão da tramitação – no próprio tribunal – dos recursos da defesa.

A decisão tem por base entendimento do STF , de outubro de 2016, segundo a qual a pena pode começar a ser cumprida após condenação em segunda instância da Justiça (caso do TRF). O habeas corpus preventivo impetrado pela defesa de Lula tinha por objetivo evitar essa prisão.

RESUMO

O que pediu a defesa ao STJ: a concessão de um habeas corpus preventivo para impedir que Lula seja preso depois de julgado o último recurso no TRF-4, que condenou o ex-presidente a 12 anos e 1 mês de prisão
O que argumenta a acusação: para o Ministério Público, o entendimento em vigor do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que é possível a prisão após condenação em segunda instância (caso do TRF-4)

O que decidiram os ministros do STJ: Félix Fischer, Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik negaram a concessão do habeas corpus preventivo porque entenderam, com base em decisão do Supremo de outubro de 2016, que não há ilegalidade na prisão após condenação em segunda instância.


Inscrever-se
Notificar de

2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
b.ismailmeli.s.a.ri.c.h4223@anytimemoonwalks.com
6 anos atrás

Your means of explaining all in this post is truly nice, every one can simply be aware of it,
Thanks a lot. http://b.ismail%40meli.s.a.ri.c.h4223@anytimemoonwalks.com/blog/index.php/teamspeak-requestscomplaints/?whatizit_url_Chemicals

php do zero ao avançado
6 anos atrás

é rabi em pulos, proponho que, para festejar nosso conciliação de amizade, me dê um curso
de pulos, para eu permanecer tão puladora como E mês que vem estaremos
de volta e vamos trabalhar com FrameWork CodeIgniter, motivo da escolha
do CI foi porque ele possui um curva de estágio menor que os demais que testei, não
porque é melhor ou pior de antemão que me crucifiquem ! http://www.tekagrafica.com.br/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=1026556