Home » Sem categoria » Caravana da Cidadania constata que zona rural de Sertânia está abandonada

Caravana da Cidadania constata que zona rural de Sertânia está abandonada

Por: Tribuna do Moxotó
"CARAVANA DA CIDADANIA" CONSTATA:ZONA RURAL DE SERTÂNIA ESTÁ ABANDONADA

A COMUNIDADE DE CAROALINA E VÁRZEA VELHA SENDO ATENDIDA NA CARAVANA DA CIDADANIA

No último domingo, dia 4 de março, A “caravana na cidadania – Todos por Sertania”, idealizada por Celestino Barros e Orestes Neves e com a participação dos vereadores  Vando, Dóia, Damião e o advogado João Neto, além de outros profissionais, como enfermeiros e blogueiros, esteve nos povoados de Caroalina e Várzea Velha.

Os integrantes da Caravana fizeram a mesma peregrinação que sempre fazem ao visitarem o interior do município de Sertânia, visitam prédios públicos, visitam moradores, conversando com as pessoas, pegam depoimentos de indignação de cidadãos que pensavam uma coisa desse governo e hoje observam que a realidade é outra, ficam se perguntando se a cidade que eles falam na propaganda deles é a mesma que ora moram. Enquanto isso o vereador e médico Orestes Neves, consulta aqueles que precisam de atendimento médico.

GOVERNO DO CAOS: A SITUAÇÃO DO POSTO DE SAÚDE RETRATA TODA REALIDADE DO POVOADO DE CAROALINA. TOTAL ABANDONO. REPARE O LIXO NOS PÉS DOS VEREADORES VANDO, DÓIA E DAMIÃO

Segundo os integrantes da “caravana na cidadania – Todos por Sertania”, em CAROALINA, várias pessoas falaram que há quase um ano que não recebiam atendimento médico. Apesar da representante da prefeitura ali naquela comunidade afirmar aos integrantes da Caravana que de 15 em 15 dias o médico estava na comunidade atendendo. “No entanto, o que na realidade se viu foi o abandono total da comunidade. Posto de saúde caindo aos pedaços, tomado pelo mato e pelo lixo”, disse o Dr. João Neto, um dos advogados presentes na Caravana.

GOVERNO DO CAOS: OLHA A SITUAÇÃO DESSE PRÉDIO PÚBLICO, QUE SERIA O AÇOUGUE PÚBLICO!

Na escola daquela comunidade, continuam os mesmos problemas detectados meses atrás, esgoto a céu aberto, servindo de lamaçal para porcos, atrás da escola, na frente da quadra as crianças jogam sala de vídeo em estado de abandono, os vidros continuam quebrados fechados com papelão, dentro o lixo tomando conta, mas a frente foi pintada, mais uma obra de fachada.

O clube do povoado, que poderia estar servindo como uma ótima opção de lazer para os jovens, está abandonado, servindo de criatório de mosquitos da dengue, poças de água por todo lado, telhas caindo, mato por todo lado, torre da Caixa d’água que abastece a população em estado crítico, colocando em risco casas que se localizam nas proximidades.


GOVERNO DO CAOS: A ESCOLA MOSTRA BEM O RETRATO CAÓTICO DE UMA ADMINISTRAÇÃO QUE TANTO PROMETEU E QUE ATÉ AGORA É A IMAGEM PURA DA FRUSTRAÇÃO

População reclama que o dessalinizador voltou a funcionar, mas a qualidade da água é igual a da torneira, ou seja, não melhorou a qualidade da água. “A água é de péssima qualidade, se essa maquina era para melhorar a água, não melhorou”, disse uma moradora.
.
Em várzea velha, o quadro não é muito diferente, todas as obras continuam paradas, posto de saúde em estado precário, sem que médico nenhum atendendo durante todo o ano passado. As estradas em situação precárias, barreiras caíram em alguns pontos, o que torna difícil trafegar, o que dar uma estranha sensação de que o povo ali não é visto e está realmente abandonado.

Indagamos aos membros da Caravana o que eles viram após a visita a esses dois povoados e o médico e vereador Orestes neves disse que o que viu e constatou com as pessoas das comunidades, foi abandono e desprezo para uma população simples e ordeira. “Uma pena a gente ver cidadãos serem tratados assim, sem atenção, negligenciadas em todos os aspectos, ainda mais quando as licitações milionárias brotam a montes na prefeitura para tudo, no entanto o povo não observa onde vão parar tudo este dinheiro. Acho que isso é muito mais preocupante”, disse o vereador olhando com o olhar no horizonte como se a perguntar: até quando?


GOVERNO DO CAOS: DENTRO DOS PRÉDIOS PÚBLICOS O RETRATO É DESOLADOR!!


FORA DELES É AINDA PIOR. LIXO POR TODA PARTE

Bom informou aos nossos leitores que em ambas as comunidades o lixo é recolhido por uma pessoa local e jogado em lixões improvisados atrás das ruas.

Até quando vamos observar quadros caóticos como estes, onde as pessoas estão sofrendo pela ausência do poder municipal?

Com a palavras o prefeito do município de Sertânia e a sua mídia institucional, que aliás vai gastar meio milhão para moldar a imagem da atual administração. É poder da Maquiavel sobrepondo uma realidade triste e cruel. Não há dúvida, Sertânia vive duas realidades. Daí é fácil entender o que bem recentemente disse um cidadão sertaniense sobre todo esse quadro: “Ah, como eu gostaria de morar na cidade da propaganda do prefeito”.

Nos próximos finais de semana outras comunidades serão visitadas pela caravana, levando serviços, ouvindo o povo, trazendo sugestões. Agora assista o vídeo a Sertânia real, sem maquiagem e sofrida. (clique aqui) ou assista logo abaixo.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments