Após votar favoravelmente à intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) alertou que a medida não pode servir de justificativa para possíveis excessos e defendeu que se estabeleçam mecanismos rígidos de acompanhamento da ação da Força Militar no Estado.
Tadeu diz que seu voto a favor da intervenção se justifica pelo fato do próprio Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), ter declarado incapacidade do Estado para o enfrentamento do problema, mas que a medida tem que ser tratada com responsabilidade.
“A garantia da segurança não pode ser confundida com o descumprimento das leis que protegem a cidadania, que respeitam a vida e direitos fundamentais da população”, observa.
Segundo Tadeu, para que se evitem ações que não observem direitos constitucionais, tanto o Estado quanto a sociedade civil organizada devem estabelecer mecanismos de fiscalização das ações.
O deputado pernambucano também voltou a defender que o momento deve motivar o Governo Federal a debater com a sociedade e apresentar uma Política Nacional de Segurança Pública, para que o País não passe a conviver com este tipo de solução paliativa.
“Sem uma política nacional, que evite a entrada de drogas e armas pelas fronteiras do País, vamos observar o problema ressurgindo permanentemente e se espalhando para outros estados, incluindo os do Nordeste”, concluiu.