G1 Brasília
O presidente Michel Temer embarcou nesta segunda-feira (22) para a Suíça, onde participará pela primeira vez do Fórum Econômico Mundial, em Davos.
A aeronave com Temer deixou a Base Áerea Militar de Brasília por volta das 22h20 desta segunda e deverá chegar a Zurique às 10h50 (horário de Brasília) desta terça (23). O presidente passará o dia na cidade e, na quarta (24) pela manhã, embarcará em direção a Davos, onde acontece o fórum.
Segundo informou o Palácio do Planalto, Temer discursará e responderá a perguntas sobre a conjuntura política e econômica do Brasil.
Segundo o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, Temer vai destacar indicadores econômicos do país, defender a reforma da Previdência e divulgar o programa de privatizações e concessões do governo federal.
De acordo com o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral), um dos projetos apresentados será o de privatização da Eletrobras, cujo teor foi assinado na semana passada.
Desde 2014, quando a então presidente Dilma Rousseff discursou em Davos, um presidente do Brasil não participa do tradicional encontro que debate sobre desenvolvimento e economia. Realizado nos Alpes Suíços, o fórum reúne todos os anos políticos, banqueiros e investidores.
Conforme o porta-voz da Presidência, Temer apresentará em Davos “um país que superou a crise e voltou a crescer”.
Ainda na quarta, segundo o Planalto, o presidente será homenageado em um jantar oferecido pela organização do fórum, e deve retornar a Zurique no final da noite. O retorno ao Brasil está previsto para quinta (25).