Home » Sem categoria » Os “Homens de Preto” da barragem de Ingazeira

Os “Homens de Preto” da barragem de Ingazeira

Confirmado para hoje a visita do Deputado Federal Gonzaga Patriota à Tuparetama-PE, consequentemente dará entrevista à Rádio Bom Jesus FM 87,9, a qual será transmitida pelas Redes Sociais, a partir das 10:30 horas e, as 10:50horas estaremos nos dirigindo para a Barragem de Ingazeira – Canteiro de Obras – para que o Deputado, defensor  contumaz do Barramento das Águas do Velho Pajeú, conheça, “in loco”, o sonho que se concretiza e que o mesmo deu sua contribuição junto ao Ministério de Infra Estrutura, na liberação de verbas e na luta para ver-se desenvolver a nossa região. Gonzaga Patriota sempre foi um batalhador, junto com Inocêncio Oliveira por essa obra e como o serratalhadense, nunca chutou o “pau da bandeira”. Sempre acreditou.

 

A Barragem de Ingazeira, que teve como padrinho o ex Deputado Inocêncio Oliveira, que incansavelmente a defendeu e lutou, aguerridamente em nossa defesa, hoje, a maior obra hídrica do Alto Sertão do Pajeú, detentora de uma importância ainda não assimilada por alguns, vem desde os tempos de Getúlio Vargas que assinou o Decreto de Desapropriação em 21 de junho de 1.941 e, só agora, presenciamos a iminente realização de um sonho que perdura aproximadamente 77 anos. Com capacidade de 48.792.900 metros cúbicos de agua acumulada, produzirá, segundo estudos do TCU, 83 toneladas de peixes por anos, ofertará 560 empregos diretos e 1.120 indiretos. Possibilitará irrigar inicialmente 800 hectares de terras, promoverá a produção de Hortifrutigranjeiros para consumo regional, além de fortalecer o vínculo do associativismo pelas pessoas que foram indenizadas, prioritariamente, fazendo com que estes permaneçam no seio social do local aonde enterraram seus cordões umbilicais.
Só os mais “descrentes” minoraram a luta travada ao longo dos anos, inclusive,  se vê pouco ou quase nenhuma ação por parte dos gestores municipais da região em defesa da Barragem de Ingazeira(com algumas exceções contadas em poucos dedos) que, sem nenhuma dúvida, trará desenvolvimento e manterá nosso povo no patamar dos que não mais estenderão as mãos como pedintes, fato de que o sertanejo arranca da terra o seu próprio sustento, apenas dê-lhes condições e verás. Uma luta travada desde o ano 2.000, que rendeu discussões, traumas, desolações, muitas viagens, cansaço, mas, que não fomos vencidos em razão da crença de que “as lutas travadas em defesa do povo, nunca serão em vão, se os objetivos forem focados na fé, na verdade e com  a coragem de que o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”. E vencemos!
Como se aproxima o término das obras, consequentemente aparecerão outros que dirão terem participado da luta pela Barragem de Ingazeira, na tentativa de obterem os louros eleitorais no próximo pleito, porém, rendemos homenagens aos verdadeiros Deputados federais que sempre defenderam essa bandeira: INOCÊNCIO OLIVEIRA e GONZAGA PATRIOTA.
Talvez, num futuro não muito longínquo, dê-se o verdadeiro valor que terá essa obra para a região.

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments