Home » Sem categoria » DETRAN-PE premia vencedores de concursos para educação no trânsito

DETRAN-PE premia vencedores de concursos para educação no trânsito

“Nós estamos gastando nessa ação inovadora algo em torno de 60 mil reais em premiação, mas quando conseguimos eliminar um único acidente de trânsito, economizamos 325 mil reais. Graças a esses projetos educativos, que estamos realizando por determinação do governador Paulo Câmara, contribuímos para o Estado economizar em 2016, 350 milhões de reais com gastos de saúde”. Com essas palavras o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, acompanhado do secretário das Cidades, Francisco Papáleo, fez a abertura do evento que anunciou os vencedores do I Prêmio DETRAN-PE de Educação para o Trânsito e do Programa Professor Amigo do Trânsito.

A ação, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório do DETRAN-PE, no bairro da Iputinga, Reuniu professores, parceiros e estudantes de todas as regiões do Estado. “Investir em educação não é gastar dinheiro, é investir num futuro melhor, numa prevenção maior. Tenho certeza que o maior prêmio que vocês estão recebendo hoje é a satisfação de participar de um projeto voltado para o salvamento de vidas”, enfatizou em sua fala o secretário Papáleo.

O I Prêmio DETRAN-PE de Educação foi dividido em três categorias, sendo elas: Redação, voltada aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com 1.066 inscritos usando o tema “minha escolha faz a diferença no trânsito”; Prática Educativa, direcionada aos profissionais de educação das redes municipais e estadual, com 68 inscritos; E artigo Científico, destinada aos estudantes universitários e profissionais de pedagogia e licenciatura, com oito inscritos, essas duas últimas com temáticas livre sobre educação de trânsito.

Na categoria Redação foram contemplados com um smartphone cinco alunos, sendo a primeira colocada a estudante Maria Eduarda Domingos, 17 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio – EREM Aníbal Falcão, do bairro de Tejipío, no Recife. Já entre as Práticas Educativas, que contemplou os três primeiros lugares com um kit multimídia (notebook, Datashow e tela), teve como 1º colocado o professor Glauco Ramos, da Escola Governador Eraldo Gueiros Leite, de Paulista. Na categoria Artigo Científico os três primeiros colocados receberam dois mil reais o autor e um mil o docente orientador, consagrando-se em primeiro lugar o estudante universitário Marcos Paulo Cavalcanti, da Faculdade Frassinetti do Recife – Fafire.

Compuseram ainda a mesa de abertura a coordenadora de Educação de Trânsito, Luciana Carvalho, o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia e o coordenador do curso de pedagogia da Fafire, José Paulino. Foram parceiros do prêmio a Secretaria Estadual de Educação, as Universidades Federal de Pernambuco – UFPE e Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e as Faculdades Alfa, Frassinetti do Recife e Esuda.

 

O Programa consistiu na construção de uma rede de colaboração que permitiu uma ação conjunta nas escolas públicas municipais, envolvendo as secretarias de educação para a formação de várias minirredes com professores. Foram trabalhadas a temática “trânsito” nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro, envolvendo 62 cidades e alcançando mais de 162 mil alunos.

Divididos em três categorias, foram premiadas com cinco mil reais a professora Maria Grécia das Chagas, do município de Paulista e Cláudia Maria de Santana, de Gravatá, respectivamente nas categorias Maior resultado absoluto – Minirrede e Maior número relativo – Minirrede e com três mil reais o pedagogo e agente de trânsito, Alandreck Caetano, de Ipojuca, pelo maior resultado absoluto em ação direta com alunos.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários