Empresários e gestores públicos dos municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Itapetim, Tabira, Iguaracy e Solidão, participaram nesta quarta (23), do 4° encontro do projeto “Território Vivo”, coordenado pelo SEBRAE. A iniciativa, que ocorreu no auditório no auditório do IFPE, tem o objetivo de unificar os municípios da região do Alto Pajeú em um projeto territorial de desenvolvimento econômico que potencialize atividades relacionadas à cultura, comércio, turismo e agricultura.
Foram debatidos os quatro eixos elaborados nos encontros anteriores: Meio-Ambiente, Segurança, Infraestrutura e a revitalização do Rio Pajeú. O analista de negócios do SEBRAE, Maurício Correia, destacou a importância de uma ação conjunta, da unidade dos municípios, para que o projeto possa se desenvolver. Ele ainda destacou o apoio que a Prefeitura de Afogados vem dando para a iniciativa. “Desde o primeiro encontro nós contamos com um grande apoio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, que se tornou o eixo desse desenvolvimento territorial, pelo seu potencial, e pelo incentivo que a gestão municipal dá ao empreendedorismo,” finalizou o analista.
Para a Secretária Municipal de Administração, Flaviana Rosa, “o eixo principal desse debate é geração de oportunidades para as populações desses municípios. Estamos em um exercício de criação de redes colaborativas, de formação de lideranças, para que nós possamos criar uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, não apenas no âmbito municipal, mas com enfoque e pujança regional,” declarou Flaviana.
Durante o encontro ficou definida a data para a realização do primeiro seminário do Projeto “Território Vivo”: será no próximo dia 07 de Dezembro, em Afogados, na Praça Alfredo de Arruda Câmara, às 17h. Na oportunidade, cada município apresentará as suas potencialidades no âmbito do Projeto.