Home » Sem categoria » PACTO PELA EDUCAÇÃO É FINALISTA NO RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS ESTADOS 2017

PACTO PELA EDUCAÇÃO É FINALISTA NO RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS ESTADOS 2017

Nesta quarta-feira (20.09), o Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, divulga na sede da B3, das 9h às 12h30, em São Paulo, o Ranking de Competitividade dos Estados 2017. Em sua sexta edição, o Ranking apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros + DF, em 66 indicadores, agrupados em dez pilares. Pernambuco é finalista no Ranking na categoria Boas Práticas, com a experiência do Pacto Pela Educação. Os demais finalistas são Família Paranaense – Paraná; Infovia – Rondônia; Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia – Rondônia; Sala do Investidor – Rio Grande do Sul; e SIGEFES – Espírito Santo.

Entre os indicadores, 35 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Itens como infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental compõem o quadro. Além do lançamento dos dados, serão anunciados os vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade nas categorias Destaque Crescimento, Destaque Internacional e Destaque Boas Práticas. Para esta última categoria, o CLP abriu uma chamada pública para qualquer estado aplicar políticas públicas de destaque, entre elas está a política de Pernambuco.

PACTO PELA EDUCAÇÃO – O Pacto Pela Educação é uma política estadual que objetiva a melhoria da qualidade da educação, para todos e com equidade, abrangendo todas as escolas do ensino fundamental anos finais (6° ao 9° ano) e o ensino médio através do acompanhamento dos seus resultados por meio de indicadores. Os principais indicadores utilizados para o acompanhamento dos resultados do PPE são o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) e o IDEPE (Índice de desenvolvimento da Educação de Pernambuco). Também são acompanhados pelo PPE indicadores como taxa de aprovação, taxa de abandono, frequência de estudantes e professores, participação das famílias, entre outros. Em 2016, o Programa recebeu do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o prêmio “Gestion para Resultados Del Desarrollo”, na categoria “Melhor Gestão para Resultados”, tendo concorrido com outras 35 iniciativas da América Letina e Caribe.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários