Home » Sem categoria » TCE-PE EMITE NOTA SOBRE GESTÃO E APLICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS AFETADOS PELA CHUVAS DA MATA NORTE

TCE-PE EMITE NOTA SOBRE GESTÃO E APLICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS AFETADOS PELA CHUVAS DA MATA NORTE

Com relação à fiscalização da gestão e da aplicação dos recursos destinados aos municípios afetados pelas chuvas em Pernambuco, o Tribunal de Contas de Pernambuco informa:

I – O Tribunal de Contas do Estado está em contato permanente com o Ministério Público do Estado, inclusive para atuações conjuntas nas cidades afetadas pelas chuvas, nas situações que os promotores entendam haver necessidade de auditorias específicas.

II – Sobre a gestão nas cidades atingidas pelas chuvas, o TCE tem entendimento de que as regras da Lei Federal de Licitações (Lei 8.666) continuam tendo que ser observadas, mesmo nesta situação de emergência. Neste sentido, no aspecto das contas públicas, o TCE não entende necessário repassar uma orientação extraordinária aos gestores municipais em questão. Desta forma, o Tribunal manterá a fiscalização que já faz regularmente, inclusive concomitante, nas compras, serviços e contratos destas prefeituras.

III – Como o número de compras e contratos sem licitação prévia deve aumentar neste período, sob a justificativa da emergência, o Departamento de Controle Municipal do TCE já está priorizando o acompanhamento destes gastos para o enfrentamento da tragédia.

IV – Sobre a descontinuidade de serviços básicos nas cidades, especialmente saúde e educação, caso o Ministério Público do Estado entenda necessário, serão feitas auditorias específicas nos aspectos financeiros destas questões.

V – O Procurador Geral de Justiça já convidou o Tribunal de Contas a participar das próximas reuniões no gabinete de crise da Instituição, de modo que, pelo momento, não se fez necessária uma reunião específica com os prefeitos. A Inspetoria Regional de Palmares do TCE está funcionando e atendendo regularmente os prefeitos e secretários municipais para orientações e apoio técnico.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários