O superintendente Regional do Trabalho de Pernambuco, Geovane Freitas e o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Carlos Lacerda, participaram nesta sexta (19/05) de reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger e membros da diretoria sindical. O encontro foi acompanhado pelo coordenador geral do Registro Sindical, Leonardo Cabral e o os auditores Fiscais do Trabalho, Edson Cantarelli e Paulo Mendes.
Durante a reunião, Geovane Freitas ressaltou a importância da presença do empresariado no Ministério do Trabalho. “Queremos ouvir, também, os empresários e conhecer suas dificuldades. A mediação é o grande caminho da negociação para evitar conflitos, é bom para ambas as partes”, enfatizou.
Na pauta a ampliação da base sindical dos sindicatos existentes, critérios da Lei da Aprendizagem e da Lei de Cotas para inclusão das pessoas com deficiência e a Norma Regulamentadora – NR-12.
Os empresários questionaram a dificuldade de preenchimento das vagas de aprendizes, por conta da insalubridade e o cálculo da cota no meio rural no período da entressafra. Outro ponto abordado foi a adequação das leis trabalhistas à modernização das relações de trabalho e ainda a burocracia para obtenção dos registros sindicais.
Esta foi a primeira vez que o Ministério do Trabalho se reuniu com os empresários do Estado. Participaram empresários de vários setores, como panificação, têxtil, refrigeração e das indústrias de açúcar e álcool. Na oportunidade foi entregue a carta sindical do Sindicato do Gelo de Pernambuco.