Home » Sem categoria » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

AUTENTICIDADE

Por ocasião das festividades do meu aniversário de sessenta anos, recebi de presente da amiga e colega Leni a coletânea “Pau de sebo – São João 1967/1971”. A faixa temporal que abraça a obra já indica a qualidade do que ali está inserido. Ouvindo as melodias entramos em um universo de pura autenticidade.

A coleção, composta de cinco CDs, brinda-nos com músicas interpretadas por Marinês, Trio Nordestino, Abidias, Osvaldo Oliveira, Jacinto Silva, João do Pife, Coronel Ludugero, Jackson do Pandeiro e Elino Julião.

Retornei ao alpendre da casa onde nasci no Sítio Quixaba de Jabitacá, município de Iguaraci. Naquele recanto sertanejo na companhia de meu pai ouvi muitas daquelas músicas em programas da Rádio Pajeú, da Rádio Espinhara de Patos e da Rádio Borborema de Campina Grande.

Caso queira provar um aperitivo do que narra a coletânea escute “São João sem ninguém”, com Marinês; “Naquele São João”, com Trio Nordestino; “Zabelê”, com Abidias; “Prece a Santo Antônio”, com Osvaldo Oliveira; “Deixa serenar”, com Jacinto Silva; “Já vou indo”, com João do Pife; “Brincar de ané”, com Coronel Ludugero; “Bota gás no lampião”, com Jackson do Pandeiro e “Subejo de beijos”, com Elino Julião.

No “disco” cinco, ao apresentar o projeto, Raul Seixas escreveu: ““… Agora resta você colocar o disco no “prato”, ligar a radiola, juntar a família num “auditório particular” e “assistir” a um espetáculo todo feito com carinho pelos maiores artistas do gênero. É mais um presente da CBS para você e sua família “”.

Em casa e nas viagens de carro ouvirei as inesquecíveis músicas da coleção, usufruindo da tecnologia disponível, uma vez que a radiola ficou em uma das inúmeras trilhas que palmilhei. O “prato” de hoje é um “pen drive” com a comodidade de não precisar trocar o “disco”. Avanço tecnológico sim falta de autenticidade nunca.

Por: Ademar Rafael


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments