“É uma alegria muito grande a gente ter uma escola dessa aqui no sítio”, comemorou a agricultora Claudiane do Nascimento, mãe de três alunos da Escola São João, em Afogados da Ingazeira, inaugurada nesta sexta-feira (03), pelo ministro da Educação Mendonça Filho. A escola localizada na comunidade de São João Velho, distante 18 km da sede do município, vai atender 216 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 10 comunidades circunvizinhas.
Para o ministro Mendonça Filho, que foi recebido com um almoço preparado pelos moradores da comunidade, são ações como essas, de levar uma escola equipada, com quadra coberta e ambiente propício para o aprendizado, que se cuida do futuro do País.
“Administrar é sobretudo viver a realidade das pessoas. Quando mais governantes puderem visitar comunidades como essa de São João Velho é que a gente transforma a realidade do Brasil. É uma alegria muito grande participar de um evento como esse”, enfatizou Mendonça.
A Escola municipal São João conta com 5 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala multifuncional, diretoria, secretaria, almoxarifado, sala dos professores, pátio e quadra coberta. A construção da escola contou com recursos na ordem de R$1,1 milhão de Reais do Ministério da Educação e uma contrapartida de R$173 mil da prefeitura de Afogados da Ingazeira.
Patriota destacou a dedicação de toda a equipe da secretaria municipal de educação para ampliar a rede física e garantir qualidade do ensino ao alunado afogadense. “Esse é um momento de extrema felicidade, de como gestor, trazer uma escola dessa para beneficiar as crianças da zona rural e garantir uma oportunidade de um futuro melhor,” finalizou o prefeito.
A inauguração ocorreu na quadra coberta construída ao lado da Escola, mais uma parceria Prefeitura e Governo Federal, e contou com uma expressiva participação de Prefeitos da região, presentes: Luciano Duque (Serra Talhada) Evandro Valadares (S.J.Egito), Adelmo Moura (Itapetim), Zeinha (Iguaraci), Tião Gaudêncio (Quixaba) e João Batista (Triunfo),Tânia Maria (Brejinho), vaninho de Danda (Santa Terezinha), Manuca (Custódia),, Anchieta Patriota (Carnaíba), Lino Veras (Ingazeira), Marconi Santana (Flores).
Os Deputados Federais Tadeu Alencar e Gonzaga Patriota, e os ex-prefeitos de Afogados, Antônio Mariano (que usou da palavra por ser natural do São João) e Totonho Valadares e o ex-prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, marcaram presenças. Além dos vereadores de Afogados da Ingazeira, Luiz Bezourão, Daniel Valadares, Cícero Miguel, Franklin Nazário, Reinaldo Lima, Sargento Argemiro, Cancão, Raimundo Lima, Augusto Martins, Zé Negão, e Rubinho que falou representando todos os vereadores, além de vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de várias cidades do Pajeú.
Ainda em Afogados da Ingazeira, o ministro Mendonça Filho visitou uma experiência de captação e abastecimento d’água da chuva, apresentada pelo prefeito da cidade, José Patriota e que pode ser adaptado para escolas do semi-árido.
O ministro participou ainda de uma reunião extraordinária do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú. Na ocasião, os cerca de 20 prefeitos que estiveram presentes pediram orientação sobre os trâmites dos programas e projetos junto ao MEC. FOTOS: JÚNIOR FINFA