A versão 2016 do Relatório Anual de Ação (RAG) do Governo de Pernambuco já está disponível para consulta no site da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), órgão responsável pela elaboração do documento. O RAG, além de ser um dos canais de controle social e transparência na gestão, é uma publicação na qual o Estado presta conta das suas ações à Assembleia Legislativa de Pernambuco, no início de cada ano legislativo.
O RAG apresenta os principais resultados obtidos pelo Governo do Estado decorrentes das prioridades definidas no Plano Plurianual (PPA), executadas e em execução pelos órgãos do Poder Executivo. O documento conta com 168 páginas que apontam as principais ações realizadas divididas em 12 temas, referentes aos objetivos estratégicos que constam no Mapa da Estratégia 2015-2018. São eles: Pacto pela Educação; Pacto pela Vida; Pacto pela Saúde; Recursos Hídricos e Saneamento; Mobilidade e Urbanismo; Cidadania Ativa; Direitos Humanos; Infraestrutura e competitividade; Inovação e produtividade; Desenvolvimento Rural; Sustentabilidade; Modelo Integrado de Gestão.
Além das ações, o RAG conta com textos que explicam a edição de 2016 do relatório, o modelo Todos por Pernambuco e sua evolução, os referenciais metodológicos utilizados, a evolução do modelo e os desafios de Pernambuco em 2016. Maíra Fischer, gerente geral do Desenvolvimento do Modelo de Gestão, explica como são coletadas as informações para o RAG.
“O Relatório, no formato em que é apresentado em Pernambuco, é um importante instrumento voltado para a divulgação de resultados, mostrando as realizações mais importantes para o período, abrangendo todas as áreas do governo, através de um olhar integrado. Para a sua produção, levantamos informações com todas as Secretarias Executivas da Seplag, contemplando informações de investimentos, metas prioritárias, obras do FEM e indicadores dos Pactos”, afirma.
Flávia Simões, gestora governamental que trabalhou na confecção do RAG, detalha como é feito trabalho. “Para a elaboração desse relatório são solicitadas informações das secretarias e órgãos estaduais responsáveis por cada uma das áreas de atuação contempladas no RAG. São consideradas ainda as informações sobre o andamento das metas prioritárias do governo, atualizadas pelo Painel de Controle”, diz a gestora. “Todo o processo de elaboração deste RAG passou por uma reformulação e o resultado disso foi a entrega de um produto à sociedade que reflete o perfil mais arrojado e dinâmico da atual gestão da Seplag”, completa.
O RAG 2016 está disponível no endereço http://goo.gl/hb85LX.