Uma rebelião foi iniciada na manhã deste sábado (21) no presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. De acordo com informações extraoficiais levantadas no local, um preso morreu e seis ficaram feridos. Um policial também teria se machucado após ser atingido por uma pedrada. A Secretaria de Ressocialização (Seres) confirmou que houve um “tumulto” no presídio, mas não confirmou as informações sobre mortos e feridos. O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, seguiu para o local.
Três presos teriam aproveitado o tumulto para fugir pelo matagal que cerca a unidade prisional. Um foi recapturado por agentes penitenciários, que seguem em busca dos outros foragidos pela mata. Equipes do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelo policiamento ostensivo na área, foram enviadas ao local. Também foram acionados reforços do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi).
Familiares de detentos da unidade prisional informaram ao repórter Ademilton Silva, da Rádio Santa Cruz FM 98,5, que a primeira ligação informando da confusão foi feita por volta das 5h. A distância do presídio para o centro de Santa Cruz do Capibaribe é de aproximadamente cinco quilômetros.