No dia 13 de dezembro, a sociedade pernambucana tomará conhecimento das personalidades destacadas pelo 8o Prêmio Márcia Dangremon. Realizada pelo Governo de Pernambuco, a cada dois anos, a iniciativa reconhece pessoas, empresas ou instituições públicas comprometidas com a defesa dos direitos da criança e do adolescente. O evento, que consiste na entrega de diplomas aos agraciados, acontecerá no auditório do Banco Central, no Recife, às 9h.
Instituído desde 1999, o prêmio já agraciou 92 pessoas físicas e jurídicas. As indicações dos reconhecidos foram realizadas por órgãos governamentais e entidades não governamentais que compõem o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA – PE). “Esse prêmio tem por objetivo prestigiar pessoas ou entidades engajadas com a temática da criança e do adolescente”, destacou a presidente do Cedca, Lourdes do Viana.
A premiação está dividida em seis categorias. Para essa 8a edição serão homenageados: Josenildo André Barbosa, na categoria personalidade; Ronan Drummond Afonso Ribeiro, na categoria profissional de comunicação; Jonas do Nascimento Tavares, na categoria adolescente oriundo de programas sociais, que passou por medidas protetivas; Jaciara Santos Arruda, na categoria personalidade In Memoriam; Julietto Comércio Ltda, na categoria empresa; Programa Mãe Coruja, na categoria órgão governamental.
ENGAJAMENTO SOCIAL – O prêmio é uma homenagem à socióloga Márcia Hooper da Silva Dangremon, nascia em 1940, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Márcia ficou conhecida em Pernambuco por ser detentora de uma personalidade vibrante e apaixonada pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e a violência doméstica. Falecida em 1999, ela foi uma das idealizadoras da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e uma das fundadoras do Coletivo Mulher Vida.
Conheça o perfil dos homenageados
Josenildo André Barbosa: 43 anos, formado em Serviço Social, se destaca por ser militante das causas sociais, desde 1999, principalmente no que diz respeito à criança e ao adolescente. Foi conselheiro do CEDCA/PE durante quatro mandatos, chegando a ocupar a 2ª vice-presidência. Além disso, foi dirigente do COEGEMAS durante dois mandatos.
Ronan Drummond Afonso Ribeiro: jornalista, casado, pai de dois filhos. Aos 15 anos passou a colaborar com o semanário Correio de Araxá, onde chegou a ter uma coluna voltada para temas sociais. Foi correspondente do jornal Estado de Minas, dos Diários Associados. Atualmente responde pelo setor de Comunicação da Rede Globo Nordeste. Na área social, voltado para criança e adolescente, tem em seu currículo Natal Solidário, Criança Esperança de Jaboatão e apoios institucionais.
Jonas do Nascimento Tavares: 18 anos, é de Recife. No ano de 2014, foi aprovado no Programa Ganhe o Mundo, projeto de intercâmbio em escolas públicas do estado, custeado pelo Governo de Pernambuco. A partir da sua trajetória de progressos, conquistou uma bolsa de estudo na Shanghai Gezhi Schience School, em Shangai, na China, para concluir o ensino médio.
Jaciara Santos Arruda (in memorian): casada, psicóloga, faleceu aos 52 anos em dezembro de 2015. Sempre teve o papel de retirar das ruas e avenidas da cidade do Recife-PE, meninos e meninas em situação de risco e vulnerabilidade, no que tange a violência e a criminalidade, bem como àqueles em conflito com a lei, prestando-lhes assistência jurídica.
Julietto Comércio Ltda: tem 15 anos de atuação em Pernambuco, hoje com 09 lojas em Recife e 01 em Jaboatão dos Guararapes. Absorve a mão-de-obra de jovens que chegaram através da Liberdade Assistida, sem escolaridade nenhuma, com grande dificuldade de aceitarem regras ou padrões, até mesmo o uso de calças compridas e sapatos, foram crescendo e hoje servem de exemplo para outros jovens.
Programa Mãe Coruja: foi criado em 2017 com o objetivo de articular ações estratégicas de ação integral às gestantes e seus filhos durante a Primeira Infância, incentivando o fortalecimento dos vínculos afetivos; criando uma rede solidária para redução da mortalidade materna e infantil.