O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (12.12), da aposição de uma placa em homenagem ao ex-governador Miguel Arraes, na sede do PSB de Pernambuco, no Recife. O ato desta segunda abre as comemorações do Centenário do político cearense, celebrado no próximo dia 15. Amanhã e na quarta-feira, as homenagens ocorrerão em Brasília. No dia 15, a programação será no Recife e nas cidades cearenses de Araripe e do Crato, onde o socialista nasceu e viveu parte da sua juventude, respectivamente.
“Hoje, a gente inicia a semana do Centenário de Doutor Arraes. Uma semana que vai ser repleta de merecidas homenagens. Mas tudo dentro daquilo que Dr. Arraes gostava: homenagens simples e do coração. Homenagens que vêm da certeza que ainda temos muito o que fazer para melhorar esse Estado e esse País”, destacou Paulo. “Os valores deixados por ele devem ser exemplos para as próximas gerações”, pontuou.
Para Câmara, o compromisso do ex-governador Miguel Arraes com a população, sobretudo com quem mais precisa, é o caminho que deve ser seguido pelos gestores atuais. “Esse é um ensinamento deixado por Miguel Arraes e por Eduardo Campos, que estão vivos na vida dos que querem melhorar o nosso Estado e o nosso País”, afirmou Paulo.
Natural do Ceará, Miguel Arraes construiu sua vida pública em Pernambuco. O seu compromisso foi com a redução das desigualdades sociais, melhoria da vida no campo e a luta pela democracia brasileira. Arraes foi governador de Pernambuco por três mandatos (1963-1964; 1987-1990; 1995-1999); deputado federal por três vezes e prefeito do Recife. Ele morreu aos 88 anos, em 2005.
Para Pedro Arraes, filho do ex-governador, Miguel Arraes é uma referência na política e que a sua conexão com o povo pernambucano será o seu grande legado. “Umas das lições que ele deu, com todas as dificuldades que teve, é que não se pode perder essa conexão com o povo. A partir do momento, que a gente perde a conexão com o dia a dia das pessoas, a gente vira uma espécie de casta separada da realidade”, salientou Pedro, completando ainda: “Cem anos, não são 100 dias”.
Também participaram deste ato na Sede do PSB de Pernambuco o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes; além familiares, partidários e amigos de Doutor Arraes.