Marquei uma audiência com o prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira para ouvir sua opinião sobre a revitalização do Rio Pajeú e ao ser atendido por Patriota fui por ele convidado para participar de uma reunião com prefeitos da região recém eleitos.
No encontro o prefeito da rainha do Pajeú repassou experiências exitosas no seu primeiro mandato e deu sugestões para os novos gestores municipais das cidades de Iguaraci e Águas Belas.
Atentamente ouvi toda reunião e aqui gostaria de destacar três ponderações que jugo de extrema importância para gestores públicos que não desejem ficar enrolados nas próprias ações.
A primeira sugestão foi que o gestor só deve nomear alguém que possa demitir, isto é, jamais deve trazer para sua equipe uma pessoa cuja demissão crie problemas intransponíveis.
A segunda diz respeito aos gastos. Sugeriu o prefeito de Afogados da Ingazeira que uma obra jamais deve ser iniciada com a promessa que os recursos estão sendo liberados. Ponderou que somente com o dinheiro na conta é que a obra deve ser iniciada.
A terceira e última sugestão referiu-se ao rigoroso monitoramento das ações em reuniões com todos os secretários. Neste ponto, apresentou o formato das reuniões que realiza e os resultados alcançados.
Na condição de administrador com experiência no setor público e privado destaco que Patriota ao praticar o estilo de administração sugerido criou ambiente favorável para sua reeleição. Sem surpresa pude detectar que o “torniquete” aplicado em nossa cidade rendeu frutos.
As linhas gerais do Plano de Governo apresentado no pleito passado guardam perfeita sintonia com os conselhos dados aos colegas no encontro do dia 28.10.16. Não ficar refém na composição da equipe,gastar somente o que tem disponível e acompanhar de perto é, sem dívida, um tripé que gera credibilidade e eficiência.
Por: Ademar Rafael