O XIV Encontro Anual da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, realizado na última quinta-feira (24/11), no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, teve como ponto principal a apresentação de cinco experiências exitosas realizadas em comunidades dos municípios integrantes da Rede. O evento reuniu cerca de sessenta participantes, entre gestores públicos, associações e promotores da saúde, com o objetivo de trocar informações sobre ações que estão sendo executadas, com foco na inclusão social e no fortalecimento das potencialidades locais. Na programação constaram, ainda, a exibição de vídeos sobre o tema e uma roda de debates.
O diretor executivo de apoio à gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, representou o presidente da entidade, Flávio Figueiredo, na solenidade de abertura. Compuseram a mesa também o representante da Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Paulo Santana, a coordenadora do Núcleo de Saúde Pública – NUSP/ UFPE, Socorro Freire, o professor Francisco Amâncio, presidente da Associação Nordestina de Ex- Bolsistas e Estagiários do Japão – Anbej, além dos prefeitos eleitos de Águas Belas, Luiz Aroldo, e de Cumaru, Mariana Mendes, e do vereador eleito de Barra de Guabiraba, Josenildo Marcelino.
Luciano Pinto comentou a satisfação de o encontro ser sediado na Agência Condepe/Fidem e disse que “Municípios Saudáveis” é um mecanismo que visa a melhorar a qualidade de vida das comunidades “a partir do que há de bom, valorizando o poder do grupo através da criatividade e do talento de cada pessoa”. Ressaltou ainda que a Agência Condepe/Fidem vem atuando na Rede por meio de ações que promovem o desenvolvimento local e a promoção da saúde como o artesanato, capacitações, planos diretores saudáveis e planos regionais de desenvolvimento, valorizando os princípios essenciais da Rede: participação, solidariedade, inter-setorialidade, elevação da autoestima, entre outros. Na ocasião, anunciou que está garantida a participação dos artesãos ligados à Rede na Feira de Artesanato – na Fenearte 2017, com o apoio da Agência Condepe/Fidem.
Já Paulo Santana destacou a importância da agenda de mobilização social e a inter-setorialidade da Rede e a coordenadora do Nusp, Socorro Freire, enfatizou o papel do município na iniciativa. “Quem executa as ações são os municípios, o estado é apenas o facilitador do processo”, disse.