Home » Sem categoria » CRÔNICA ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA ADEMAR RAFAEL

adePRESTANDO CONTAS

No dia 05.11.12, foi publicada minha primeira crônica neste espaço. Seu título: “Pesquisas eleitorais”, seu conteúdo destacava os erros dos principais institutos e no fechamento destacava: “A ferramenta pode ser utilizada internamente pelos partidos e coligações, jamais deve se prestar para alterar resultados…”.

A situação continua a mesma. Numa breve avaliação do último pleito vejamos os números da cidade de São Paulo. No dia 02.10.16 um dos principais institutos apontava que Dória obteria 35% dos votos válidos e o outro importante “medidor da vontade dos eleitores” cravava 44% dos votos válidos para o candidato do PSDB. Diferença de 9% no mesmo colégio eleitoral é muito pra este cronista. O instituto “A” afirmava que o segundo turno seria entre Dória e Russomanno e o instituto “B” indicava que após votação do dia 03.10.16, as opções seriam Dória e Haddad.

Apurados os votos, Dória ganhou no primeiro turno com 53% dos votos considerados válidos. Isto é, mais uma vez as pesquisas erraram feio. Considerando o “efeito manada”, quando o eleitor indeciso opta pelo candidato que está na frente nas pesquisas, a pergunta que não cala é: “Quantos votos migraram para o vitorioso em função das previsões dos famosos institutos?”.

Os cientistas políticos dão as respostas sinérgicas com os interesses dos seus patrocinadores e a justiça eleitoral continua omissa quanto a divulgação de resultados oriundos de “suspeitos” levantamentos.

Contudo, neste quatros anos uma coisa melhorou. Tenho perfeita percepção que o “Blog do Finfa” neste período ganhou musculatura e credibilidade. Uma grande prova disto foi a coragem de inovar durante o pleito municipal de Afogados da Ingazeira, ao entrevistar candidatos a vereador que não detinham mandatos.

Tenho imensa satisfação em participar deste projeto, desde seu nascimento, com uma crônica semanal e como leitor assíduo. Sinto, no entanto, a falta de uma avaliação perene sobre o que escrevo. Recebo poucas críticas e sugestões sobre os textos publicados. Entendo ser de extrema importância uma avaliação constante. Usem meu “facebook”, ajudem-me a melhorar.

Até o final deste ano todas as crônicas aqui publicadas estarão reunidas no formato digital no site www.matutodasvaras.com.br, em fase final de criação. Cada ano ganhará um volume com o título comum “Dos bodes aos blogs” numa alusão à minha caminhada do Sítio Quixaba, em Jabitacá ao mundo da internet. Em referido espaço publicarei crônicas, artigos e poesias. Faço esta prestação de contas em respeito a cada leitor(a).

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários