Representantes de empresas e entidades do Vale do São Francisco com potencial exportador estiveram reunidos na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) para a formalização do comitê consultivo do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) – fruto de um convênio entre a faculdade e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil).
A proposta do comitê consultivo é auxiliar nas demandas do Núcleo Operacional PEIEX do Vale do São Francisco. O grupo é formado pelo coordenador do projeto e diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib; e representantes de entidades públicas e privadas, como Senai, Fiepe, Sebrae, Banco do Nordeste, Agência Municipal do Empreendedor, Valexport, Vinhovasf e Distrito Industrial Nilo Coelho.
Na solenidade para formalização do comitê, estiveram presentes Antonio Habib; o presidente da Facape, Rinaldo Remígio; o representante da Apex/Brasil, Ulisses Medeiros; o professor da autarquia e supervisor do projeto, Raimundo Lima Filho; a gerente de Comércio Exterior da ADdiper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Ivone Malaquias; o coordenador do curso de Comércio Exterior da Facape, Antônio Cláudio; além de representantes das entidades e empresários envolvidos.
Segundo Raimundo, 20 empresas são atendidas pelo Núcleo Operacional do projeto e estima-se que esse número possa dobrar após a formalização do comitê. Atualmente, os empreendedores participantes estão na fase de diagnóstico.
“Nós aplicamos a metodologia PEIEX iniciando com uma fase de diagnóstico, em que são analisados vários aspectos da empresa; como vendas, logística, marketing, financeiro, entre outros. Quando necessário, sugerimos melhorias para que essas empresas alcancem a sustentabilidade necessária para a exportação”, explicou o supervisor.