O Governo do Estado anunciou que irá liberar nesta sexta-feira (30) duas parcelas atrasadas do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). O pagamento acontece após a cobrança e mobilização das autarquias municipais, por meio da Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco).
O repasse é referente aos meses de junho e julho. Os atrasos, que acontecem desde o ano passado, vêm comprometendo o pagamento de serviços essenciais, como água, internet e energia, além da folha salarial dos servidores. De acordo com o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), que também preside a Assiespe, Rinaldo Remígio, das 13 autarquias existentes em Pernambuco, quatro delas têm mais de 70% do corpo discente como bolsista do programa.
“As autarquias de Serra Talhada, Arcoverde, Palmares e Belém do São Francisco possuem quase 75% dos estudantes como bolsistas do Proupe. Este ano, o número de bolsas caiu em todas as IES porque o governo não abriu novos editais. No entanto, a comissão que trabalha para a requalificação do programa está concluindo um novo projeto para enviar à Assembleia, com a expectativa de que novas bolsas sejam lançadas em 2017”, explicou Remígio.
Esta semana, a comissão se reuniu novamente para discutir possíveis mudanças no Proupe. De acordo com o diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib, que vem participando dos encontros, a próxima reunião está agendada para o dia 18 de outubro.