Home » Sem categoria » COMPESA COMEMORA DIA DA ÁRVORE NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA

COMPESA COMEMORA DIA DA ÁRVORE NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA

arrvoEm homenagem ao Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira (21) em todo o Brasil, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai promover uma ação, nos dias 28 e 29 deste mês, do Projeto Florestar – Viveiros Educadores para os alunos da Escola Municipal Delmiro Alexandre, no município de Venturosa, agreste do estado. Os estudantes participarão de palestras de educação socioambiental, minicurso de plantios e manipulação de mudas. A proposta das atividades é conscientizar e sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e a qualidade de vida.

Esta será a primeira ação do Florestar Vai à Escola e vai atender a um termo de compromisso assinado entre Compesa e Prefeitura de Venturosa, em agosto deste ano. “Investir na educação de crianças e jovens acerca das temáticas socioambientais é uma contribuição importante da Compesa para a formação de cidadãos mais conscientes e corresponsáveis quanto à preservação do meio ambiente. É isso que estamos buscando também dentro das ações do Projeto Florestar”, observou Lucíola Brandão, gerente de Meio Ambiente da Compesa.

A Compesa criou o Projeto Florestar em parceria com os municípios e tem o objetivo de recuperar e instalar viveiros, no estado, para atender os projetos desenvolvidos nas cidades em que a empresa realiza ações de saneamento. A ideia é promover a arborização de espaços públicos municipais, capacitação de alunos de escolas públicas locais na formação de viveiristas para produção e manutenção de mudas florestais e realização de oficinas de trabalho sobre temáticas socioambientais.

A meta do Projeto Florestar é a produção e plantio de um milhão de mudas até o final do ano de 2018. “Diversas obras realizadas pela Compesa, como a instalação de uma nova adutora ou a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) demandam a supressão, ou seja, a derrubada de árvores para atender as necessidades da construção. Todavia a empresa tem o compromisso de realizar a reposição dessas espécies, tanto para atender as normas dos órgãos fiscalizadores, bem como para garantir a sustentabilidade de suas ações”, explica Lucíola Brandão.

Hoje, a Compesa possui três viveiros de mudas administrados pela Gerência de Meio Ambiente (GMA), que estão localizados nos municípios de Bonito, Poção e em Cabo de Santo Agostinho, na ETA de Pirapama. Os viveiros são responsáveis pela produção das mudas que a empresa utiliza nas suas ações de reposição e compensação de árvores e também em projetos de educação socioambiental.

Por que é importante preservar as árvores?

As árvores melhoram a qualidade do nosso ar, mantêm a estrutura do solo firme, preservam a biodiversidade no meio urbano, fornecem madeira, frutos e matéria-prima para fabricação de papel e remédios, entre outros, além de oferecer sombra e embelezar as ruas. Desempenham um papel importante na retenção da água da chuva e, portanto, na redução de enxurradas e enchentes.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários