Home » Sem categoria » MARCO MACIEL GANHA SESSÃO SOLENE PROMOVIDA PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

MARCO MACIEL GANHA SESSÃO SOLENE PROMOVIDA PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

MARCOOs 50 anos de atuação política do ex-senador e ex vice-presidente da República Marco Maciel foram homenageados nesta segunda-feira (8) com uma sessão solene na Assembleia Legislativa. O pernambucano, que hoje vive em Brasília e está afastado da vida pública por conta do Mal de Alzheimer, foi representado no evento pela esposa Anna Marial Maciel e pelo filho João Maurício.

“Foi realmente um homenagem muito bonita. Só tenho a agradecer”, disse Anna Maria, que se emocionou durante o discurso da deputada estadual Priscila Krause (DEM), escolhida para falar em nome da família. Já João Maurício destacou a ligação do pai com o Estado. “Foi uma grande honra para a família e tenho certeza que para ele também. Ele tem uma verdadeira devoção por Pernambuco”, afirmou.

A homenagem a Marco Maciel teve a participação dos ministros Mendonça Filho (Educação) e Bruno Araújo (Cidades) e de quatro ex-governadores. Além de Mendonça, que administrou o Estado por sete meses em 2006, estiveram no ato Gustavo Krause, Roberto Magalhães e Joaquim Francisco. O governador Paulo Câmara (PSB), que está em São Paulo, foi representado pelo secretário estadual das Cidades, André de Paula, que se considera um dos muitos afilhados políticos de Maciel.

“Foi um homenagem justa a uma figura pública de dimensão extraordinária. Ele teve uma carreira política exemplar em defesa dos interesses de Pernambuco”, destacou Mendonça Filho. Por sua vez vez, Bruno Araújo disse que Marco Maciel era um visionário. “É um homem além do seu tempo. O Brasil discute reforma política hoje e ele fazia isso há mais de 25 anos. Escrevia e articulava sobre o tema”, defendeu.

A sessão solene da Assembleia Legislativa foi de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT). Ontem, o presidente entregou a Anna Maria Maciel uma placa comemorativa pelos 50 anos de vida política de Marco Maciel e destacou que seu primeiro mandato eletivo foi no Legislativo pernambucano, EM 1966.

Uchoa destacou que Maciel teve uma atuação política sem manchas. “Marco Maciel tem uma carreira política irretocável”, apontou o presidente da Assemblema Legislativa.

Para André de Paula, a solendiade de ontem foi um reconhecimento necessário ao ex-senador. “Todas as homenagens são oportunas e serão sempre aquém do muito que ele fez por Pernambuco. Ele se doou por inteiro, tinha uma capacidade de trabalho inigualável e fez política a vida toda enquanto a lucidez permitiu”, destacou.

Casada há 50 anos com Marco Maciel, Anna Maria Maciel falou brevemente, no fim da solenidade, e se emocionou bastante durante o discurso de Priscila Krause. A deputada se considerada adeptada do macielismo e ressaltou que falar em nome da família Maciel era um “insuperável emoção”. “Tomo emprestada de meu pai (Gustavo Krause) a mais completa definiação de Marco Maciel: é o ser humano

TRICOLOR DE CORAÇÃO
Nesta terça-feira, o Santa Cruz Futebol Clube, time de Marco Maciel, fará uma homenagem ao pernambucano. O responsável pelo ato é o ex-presidente do clube, João Caixero. “Vamos homenagear Maciel pelo tricolor que ele é e pelos serviços prestados ao Santa Cruz. Ele participou ativamente da história coral e nunca faltou ao clube, ajudando na ampliação do Arruda”, enfatiza.

A homenagem realizada pelo Santa Cruz ocorrerá no anfiteatro localizado no estádio do Arruda e também terá a participação da esposa e do filho de Maciel. O evento começará às 9h da terça porque logo em seguida Anna Maria Maciel e João Maurício viajam de volta para Brasília.

De acordo com João Caixero, foram convidados dirigentes e torcedores de outros clubes do Recife, como o Sport e o Náutico, e do interior. “Ele tinha amigos em todos os lugares. Fora isso, a homenagem é ao tricolor e também ao pernambucano”, relata.

Na ocasião, João Caixero lançará o livro “Santa Cruz de Corpo e Alma”, publicação que conta a história do clube e tem passagens dedicadas a Marco Maciel.(JC Online)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários