A fim de preparar os técnicos para melhor assessorar o agricultor familiar, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, promove o curso “Elaboração de Projetos”, que teve início na última segunda-feira (08/08) e vai até a sexta-feira (12/08), no Centro de Treinamento de Carpina. Serão capacitados 15 extensionistas, das Gerências Regionais de Palmares, Surubim, Caruaru, Carpina, Lajedo, Garanhuns e do IPA sede.
O presidente do IPA, Gabrieal Maciel, participou da aula desta terça-feira. “A realização de projetos produtivos, com orientação, podem mudar o cenário vivido pela agricultura familiar, uma vez que os recursos poderão ser utilizados de forma planejada”, disse o presidente .
A iniciativa é realizada por meio da parceria firmada entre IPA e ProRural, órgãos vinculados à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. A abertura do evento contou com a presença do diretor de Extensão Rural, Albérico Rocha, e do gerente geral do Prorural, Walmar Jucá
O curso foi ministrado por Marcos Dornelas e Rosemberg Andrade, do Prorural. Dentre os temas a serem abordados na capacitação estão: Análise de Diagnósticos de Planos de Negócio e suas Descrições; Análise de Planejamentos Estratégicos de Planos de Negócios e suas Descrições; Importância e Análise de Planejamento (curto, médio e longo prazos); Reconhecer o mercado agropecuário formalizado, com suas características, vislumbrando alternativas, Conceito de Mercado; Tipos de Mercado; Segmentação de Mercado; Mercado de fatores e Mercado de Produtos, Especificidades do Mercado Agropecuário; O produto; Suas características; O potencial da comunidade e do produto; As fragilidades da comunidade e do produto); Organizar os controles, receitas e custos para formação de Preços na comercialização de produtos agropecuários, com base nas normas e procedimentos: Planejamento dos custos; Planejamento das receitas; Previsão de vendas; Margens de comercialização; Formação de preços; Controles administrativos entre outros.