Em 21 de junho de 1.941 o então comandante da Nação Brasileira, Getúlio Vargas, assinava o Decreto de Desapropriação da Barragem de Ingazeira com o devido barramento das águas do Pajeú, para formação do Lago da Barragem e o consequente desenvolvimento das localidades, hoje nominadas de Tuparetama, Tabira, São José do Egito e Ingazeira, terra-mãe, assim chamada pelas populações das demais cidades da região.
Nascia ali um sonho que já se arrasta por 75 longos anos. Mas, também nasceu um dilema para tantos sertanejos do Alto Pajeú que se deparam, constantemente, com a incapacidade de gestão e comprometimento que se coadune com a vontade na conclusão de uma Obra sanadora que, concluída, capacitará a população a usar a água para produção e geração de condições dignas à nossa gente. O nosso povo é honesto e trabalhador, o que nos falta é sermos promovidos e reconhecidos pelos políticos como “gente” que necessita de ações revertidas dos nossos impostos em obras deste porte. Somos politizados, sabemos o que queremos, os antigos currais eleitorais tiveram suas cercas quebradas e precisamos ser ouvidos, Senhores Políticos! “Não pensem que nosso povo é besta”, diz Bráulio Tavares e Ivanildo Vila Nova na obra poética: “Imagine o Brasil ser divido e o Nordeste ficar independente”.
Mais uma vez o “bico da paralisação” assombra a todos. O consórcio de Empresas, através de três dos seus funcionários chegou ao canteiro de obras e comunicaram a paralisação de demissão dos mesmos, sem que o DNOCS soubesse das ações por parte das Empresas.
O Brasil, país ímpar na corrupção na América Latina, não só a pratica levianamente como também não tem o mínimo de respeito a sua gente. Paralisar uma obra deste porte com aproximadamente 75% já efetuados é, certamente, um verdadeiro escárnio praticado pela escória política nacional.
Senhores Parlamentares e autoridades da região, somos responsáveis pela inércia se nada for feito em defesa da Barragem, mas, também o seremos de nos manifestarmos na cobrança pela conclusão das obras. Dia 13 de agosto, nossa MANIFESTAÇÃO SERÁ EM ITAPETIM, a partir das 09H:00M no Ginásio de Esportes em defesa da Barragem de Ingazeira e Adutora do Pajeú.
Joel Gomes – Vereador de Tuparetama-PE