Transtorno de Ansiedade: Sintomas e Providências
Quem nunca passou por uma experiência impactante que provocou intensa desorientação durante toda a semana, tirando o sono e gerando sensações desconfortáveis no corpo inteiro? Pois bem, existem várias situações as quais podem nos deixar ansiosos, e os sintomas desenvolvidos podem ser os mais diversos possíveis. Hoje, iremos falar sobre alguns dos principais sintomas do Transtorno de Ansiedade e como ele atua na nossa mente e no nosso organismo.
Primeiramente, o nosso sono começa a ser afetado, seja pela falta dele, seja por algum motivo aparente. Em seguida, o excesso de preocupação, manifestado em pensamentos recorrentes por um período de meses, com problemas de pequena ou grande magnitude, interfere nas realizações de tarefas do dia a dia, desenvolvendo a fadiga. As tensões musculares podem aparecer quando o quadro é grave, porém, não são sempre associadas à ansiedade. Surge também o medo, que se torna irracional e desproporcional à situação real existente, indicando um sinal patológico quando a ansiedade é muito forte (um exemplo claro é o medo de falar em público).
Em seguida, os ataques de pânico podem aparecer com um conjunto de sintomas: coração acelerado, tontura, mãos frias, fraqueza, aperto na garganta, dores no peito e no estômago. Assim como na fobia social, comumente também se desenvolve o perfeccionismo; o indivíduo sente a necessidade de se cobrar cada vez mais, com receio de incorrer no chamado “mico”, o que, em alguns casos, evolui para o famoso TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), um mecanismo repetitivo e inconsciente, como falar a si mesmo uma frase continuamente, ou lavar sempre as mãos.
Ao se deparar com alguns desses sintomas de maneira recorrente, é aconselhável procurar um profissional especializado que possibilitará, não apenas descobrir suas causas, como também recuperar o autodomínio nas mais diversas situações. A terapia, em linhas gerais, pode ajudar a alcançar um conhecimento mais profundo sobre si mesmo e a aprender a controlar as próprias emoções.
Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.