Caravana Popular em Defesa da Democracia iniciou no estado, nesta segunda-feira(04), suas atividades na cidade de Petrolina. Promovida pela Frente Brasil Popular em Pernambuco, com apoio da CUT, a iniciativa tem por objetivo organizar, em cada região, do sertão ao litoral, os comitês que foram discutidos na Frente Brasil Popular em defesa da democracia e para o enfrentamento ao governo golpista de Michel Temer.
“Nossa expectativa é promover os debates desses comitês e reforçar a ação de cada um: comitê da Mulher, de Combate ao Racismo, de Comunicação, Sindical, entre outros que foram criados ao longo desse processo e fazer o enfrentamento ao governo interino e golpista de Michel Temer, cerrando fileiras contra a investida desse governo aos trabalhadores”, afirma o Secretário de Comunicação da CUT, Fabiano Moura. Conforme o secretario sindical, é preciso que se discuta e se lute “contra todo o processo de privatização e desmonte das empresas públicas – Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios – e do setor público” para que não haja retrocessos. O sindicalista ressalta que é preciso lutar “por nenhum direito a menos e pela pela manutenção da democracia”.
Segundo Bruno Ribeiro, presidente do PT Pernambuco, a Caravana é importante para “multiplicar os comitês em todo Pernambuco, para fortalecer a luta pela democracia e contra supressão de direitos”. Ribeiro destaca, ainda, a importância de “assegurar o respeito ao um projeto de país escolhido pelo povo brasileiro em quatro eleições”.
Nas visitas aos municípios, na parte da manhã estão previstos diálogos com organizações sociais, sindicais e lideranças locais para organização de debates e plenárias. No final dia serão realizados atos nas praças das cidades com atividades culturais e falas públicas contra o golpe e em defesa da Democracia.
Fabiano Moura explica que esta iniciativa responsável por promover discussões, análises de conjuntura e avaliações do cenário político traz um cunho formativo. Ressalta também que o ônibus da Escola Nordeste da CUT acompanha a equipe para prestar apoio aos comitês. O veículo é equipado com Internet, som, telão entre outros equipamentos para exibição de vídeos e realização de atividades de apoio aos debates.
Veja abaixo a programação
Com a vinda de Lula já confirmada para os dias 11 e 13 de julho, o calendário da Caravana mudou:
Dia 11/ 06 haverá Ato em Petrolina chamado Semiárido contra o Golpe, com a presença do ex-presidente Lula.
A Frente Brasil Popular de Garanhuns resolveu manter a Caravana no mesmo dia na cidade.
Dia 12/07 : Caravana segue para Surubim pela manhã e Palmares à tarde.
Dia 13/07: Caravana estará em Caruaru pela manhã e encerra a noite em Recife. Ambas com Lula.