Home » Sem categoria » COMPESA INAUGURA NOVO SISITEMA DE ABASTECIMENTO EM SÃO JOAQUIM DO MONTE

COMPESA INAUGURA NOVO SISITEMA DE ABASTECIMENTO EM SÃO JOAQUIM DO MONTE

SAOA comunidade de Vila Santana, em São Joaquim do Monte, Agreste do estado, vai passar a ter água de qualidade fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Ontem (16), foi inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Vila Santana, um investimento realizado pela Compesa no valor de R$ 3,2 milhões que beneficia diretamente 3,5 mil pessoas. O evento ocorreu na nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da comunidade e teve a presença do governador Paulo Câmara, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, do presidente da Compesa, Roberto Tavares, e de outras autoridades.

O atendimento de Vila Santana vinha sendo feito por um sistema mantido pelo município que tirava água de um poço e distribuía para algumas casas. Agora, todas as cerca de 700 moradias receberão água, que passará, antes, pela nova ETA construída pela Compesa. A captação vai acontecer na Barragem do Prata. “Esses investimentos dialogam com a saúde da população, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico do Estado”, declarou o governador Paulo Câmara, que também inaugurou o novo abatedouro do município.

Para captar e transportar a água do reservatório do Prata até Vila Santana, a Compesa instalou uma Estação Elevatória na barragem com dois conjuntos moto-bombas. Eles conseguem bombear seis litros de água por segundo, o suficiente para abastecer toda a comunidade. A distância entre a estação de bombeamento e a estação de tratamento totaliza 14,5 quilômetros e é vencida por uma tubulação de 150mm de diâmetro que também foi implantada pela Compesa. A companhia também instalou três quilômetros de rede de distribuição para levar água da Estação de Tratamento de Água para a comunidade. “Concluída a primeira etapa dessa obra, que consiste no transporte da água do Prata até a ETA, vamos entrar na fase de fazer as ligações domésticas”, explicou o presidente da Compesa, Roberto Tavares, deixando claro que as tubulações serão feitas de forma gradativa.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, a obra é mais um investimento feito pelo Governo do Estado que vai transformar a vida da população. “Sabemos a importância que é para a dona de casa, para o pai de família e para o comerciante abrir a torneira e ter água de qualidade. Aqui vocês sempre sofreram por não poderem contar com água de qualidade. A partir dessa obra, esse problema será coisa do passado”, afirmou Norões.

Até o final de junho, a Compesa deverá estabilizar o novo sistema, que passa por pequenos ajustes comuns nessa fase de início de operação. Os moradores também serão informados, posteriormente, sobre como proceder para a instalação de hidrômetros, que farão a medição do consumo da água por imóvel.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários