Quem este visitando a Sede do Blog, trazido pelo meu primo Fernando Pires, foi o afogadense, José Lopes de Moura (Zé Moura), que reside há vários anos nos Estados Unidos, acompanhado do seu neto americano Ian. Zezé Moura foi amigo do meu pai Zezito Sá (in memoriam).
Fernando Pires, narrou toda a trajetória de vida do cidadão José Lopes de Moura (Zezé Moura), filho do Sr. Ezequiel e dona Aurora Moura.
Saiu de Afogados da Ingazeira aos 17 anos, em 1951, para o Recife. Retornou para Afogados, pois não tinha idade para ingressar na E.A.Marinheiro. Em 1952 voltou ao Recife, onde cursou por 10 meses a Escola de Aprendizes Marinheiros, quando foi de navio para o Rio de Janeiro onde ficou na Marinha até 1958. Naquele ano dirigiu-se para São Paulo à procura de emprego e onde reencontrou a mulher que viria a ser a sua esposa, casando-se em 9 de maio de 1959.
Em 1962 veio visitar os pais, em Afogados, para apresentar o seu primogênito.
A sua primeira viagem internacional, já casado, vislumbrando novos horizontes para a família, foi para Boston (EUA), sozinho. No mesmo ano retornou ao Brasil onde vendeu seus bens e, em junho de 1969 foi para São Francisco – Califórnia (EUA) já com a esposa, dois filhos, e onde permaneceu um ano e meio.
Retornou para Boston, onde trabalhou na United States Steel durante 2 anos, Finalmente realocou para o Sul da Califórnia, localizando-se na cidade de Rosemead, estabelecendo moradia e criou seus dois filhos que lhe deram 4 netos.Em 1998, tendo descoberto o site www.afogadosdaingazeira.com, manteve contato com o conterrâneo Fernando Pires. A partir daí veio a saudade da sua terra natal e veio, com a esposa, em visita, em 2002. Naquele ano Fernando Pires, não pôde acompanhá-lo porque ainda não estava aposentado. Passados quatorze anos, tendo Fernando cobrado nova visita, pois iria ciceroneá-lo, pois estava aposentado, resolveu vir, desta vez não com a esposa, pois está adoentada, mas com o neto Ian.
Na última terça-feira (15), veio para sua visita tão desejada. Está na terra natal!
Ontem à noite foi apresentado a Carlinho de Lica e Vavá de Toreba.
Hoje reviu alguns contemporâneos: Srs. Gastão, Coió e Guilherme, além de outros que ainda eram crianças quando saiu de Afogados da Ingazeira.
Texto e Fotos: Fernando Pires