Os secretários municipais de Sertânia, João Lucio, da Cultura, e Álvaro Góes, Administração, estiveram reunidos na última terça-feira (03), com a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Márcia Souto, para discutir o apoio do Governo do Estado à XXVII Semana Estudantil e de Artes de Sertânia, que faz parte das comemorações dos 143 do município.
Na reunião, João Lúcio enfatizou a importância do evento. “A Semana Estudantil e de Artes de Sertânia é um dos maiores eventos culturais do interior pernambucano, visto que envolve atividades em diversas áreas culturais, contando com a participação de artistas e grupos visitantes de outros estados do Nordeste e também o envolvimento de nomes artísticos de Pernambuco e do município de Sertânia”, disse. Na oportunidade, Álvaro Góes fez um histórico das dificuldades encontradas, das barreiras e dos nomes de grandes artistas que já passaram pela Semana Estudantil.
Bastante receptiva, Márcia Souto também destacou a importância do evento. “Já ouvi falar muito na Semana Estudantil de Sertânia, mesmo antes de assumir o cargo que ocupo agora, a importância desse evento para a cultura pernambucana é inegável. Apesar da crise que sufoca o Estado, como também os municípios, vamos lutar para apoiar, dentro de nossas condições atuais, a Semana Estudantil de Sertânia”, disse ela.
Além da presidente da FUNDARPE, João Lúcio e Álvaro Góes, também foram recebidos no Palácio do Campo das Princesas pelo Secretário Executivo de Articulação Política da Casa Civil e ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, que escutou atentamente o pedido de apoio para a Semana Estudantil. “É uma das manifestações culturais mais belas e mais antigas do interior de Pernambuco, eu mesmo, quando prefeito de Carnaíba, comecei a fazer um evento cultural nos moldes e no exemplo da Semana Estudantil de Sertânia”, afirmou Anchieta Patriota.
Em seguida, os secretários sertanienses se reuniram com a Diretora do DEC do SESC/PE, Teresa Ferraz e com Naruna Freitas (responsável pela Unidade Móvel TeatroSESC) que garantiram apoio à Semana Estudantil através da Unidade Móvel TetroSESC, além de algumas atrações de teatro e música. Há três anos o SESC/PE mantém parceria com a Prefeitura de Sertânia, na Semana Estudantil e no FLIS.
“O dia foi corrido, estivemos em três reuniões e enfatizamos a importância da realização de um projeto desta natureza, que gera dividendos culturais, proporciona lazer e dará um impulso econômico ao nosso município, oferecendo uma programação artística alternativa. Não saímos de mãos abanando, garantimos o apoio do SESC/PE aguardamos uma resposta positiva da FUNDARPE”, avaliou João Lúcio.
O Prefeito Guga Lins destacou a importância dos apoios para a realização do evento em tempos de crise. “Estamos passando por uma seria crise financeira, que toma conta da maioria dos municípios do Brasil, apesar disso, reconhecemos a importância cultural da Semana Estudantil, estamos correndo atrás de apoio, tanto em órgãos estatais, como em outras instituições, o importante é garantirmos os apoios e a concretização do maior evento cultural do interior de Pernambuco”, disse Guga.