O prefeito Guga Lins inaugurou na última terça-feira (24), a reforma e ampliação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança “Professora Gilva Fernandes Martins”, onde funciona atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Sertânia.
Licitada juntamente com a reforma da Unidade Básica de Saúde de Albuquerque-Né, foram investidos nas duas obras R$ 146.423,31(Cento e quarenta e seis mil, quatrocentos e vinte e três reais e trinta e um centavos). O espaço foi ampliado de 421,93M2 para 477,6 M2 e ganhou mais dois consultórios, farmácia e uma sala para os Agentes Comunitários de Saúde. A cozinha também foi ampliada.O espaço conta com recepção, cozinha, sanitários para funcionários e usuários, 03 salas de almoxarifado, sala de enfermagem, coordenação do PNI, sala de vacina, sala de reunião, sala do NASF, sala da coordenação de Atenção Primária, sala de Epidemiologia, 02 salas para digitação dos sistemas, coordenação de Saúde Bucal, sala do secretário de Saúde, 02 salas para o setor financeiro, sala de arquivo do financeiro, cozinha e Farmácia Básica.
“A ampliação do Centro de Saúde garantiu melhores condições para o trabalho dos profissionais e, consequentemente, uma melhora no atendimento aos usuários. A saúde tem sido uma das grandes prioridades do nosso governo, nos 142 anos entregamos o novo hospital e agora além do Centro de Saúde estamos entregando a Academia da Saúde do Alto do Rio Branco e a UBSF de Albuquerque-Né”, disse o prefeito Guga Lins.“A reforma do Centro de Saúde da Mulher trouxe mais espaço para abrigar a Secretaria Municipal de Saúde e diversos serviços importantes como o NASF, Atenção Primária, Regulação, CAF – Centro de Abastecimento Farmacêutico, TFD, Epidemiologia, PNI, Sala de Vacina e a central de digitação dos sistemas, inclusive do Bolsa Família”, relatou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Santana.
Ainda segundo Antônio Carlos, o atendimento no Centro de Saúde também foi otimizado com a transferência dos atendimentos ambulatoriais para o Hospital Maria Alice Lafayete, completamente reformado pela gestão Guga Lins em 2015. Em breve o atendimento odontológico será transferido para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que está em fase de conclusão.